Multa de R$ 38 milhões para dona da Riachuelo gera levante popular contra o Ministério do Trabalho no RN (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

O Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte (MPTRN) multou em 317.600.000,00 a Guararapes, empresa dona da Riachulo. O problema, segundo o MPTRN, é que as empresas de costura terceirizadas pela Guararapes pagam menos e têm menos direitos trabalhistas que os contratados diretos pela empresa.

Uma obviedade, visto que, não fossem os menores custos, não haveria razão para a terceirização. Mas sob a ótica socialista do MPTRN, um grande problema de exploração dos trabalhadores. Outra alegação ditatorial, é de que a empresa transferiu empregos do RN para as fábricas terceirizadas em outros estados e países, como se isso fosse um crime. Como se a escolha pelas melhores opções de manutenção da empresa fosse um pecado execrável merecedor das mais severas punições. Como se o empresário fosse obrigado a gerar empregos unicamente no estado em que os procuradores exigem que gerem.

A polêmica gerou um levante popular entre os trabalhadores da Guararapes, que temem que uma multa tão grande emperre as operações da empresa, então, sim, gerando desemprego real.

Um dos executivos da empresa alfinetou a procuradora nas redes sociais.

“Ao nos expulsar do nosso próprio estado, a Sra. nos obrigou a construir novas fábricas em outros estados e países que nos recebem com o respeito que merece quem cria empregos e riquezas”

O canal Mamãe Falei, do YouTube, visitou a fábrica da Guararapes no RN, acompanhou a manifestação dos trabalhadores contra o MPTRN e tentou conversar com a procuradora, Ileana Mousinho, e os funcionários do MPTRN, mas os funcionários, terceirizados, diga-se de passagem, receberam ordens de não conversar com a imprensa. A procuradora não se fez presente.

Confira o desenrolar da questão no vídeo abaixo.

da Redação Ler comentários e comentar