Moraes toma decisão inesperada, mas esquece de "pequeno" detalhe

Ler na área do assinante

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou o prosseguimento da denúncia contra o jornalista Paulo Figueiredo no âmbito do inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Na decisão, Moraes afirmou que a ciência da acusação por parte do réu está comprovada, ainda que ele não tenha apresentado defesa no prazo estipulado pela Corte.

“Considerada a ciência inequívoca da acusação pelo acusado, bem como a validade da notificação por edital, dou por notificado o réu Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho”, afirmou a decisão.

Porém, Moraes parece ter esquecido de um "pequeno" detalhe. O próprio Paulo Figueiredo mostrou:

"Fico feliz que o Alexandre esteja assistindo ao Paulo Figueiredo Show. É compreensível, o programa realmente está muito bom! Mas, deve se lembrar, que eu disse lá que estou louco para depor quando for citado NA FORMA DA LEI, na jurisdição em que resido e com todas as proteções constitucionais americanas às quais tenho direito. É alias, a postagem afixada no meu X com quase 2 milhões de visualizações. 
A vida como ela é: Estou no mesmo lugar certo e sabido há 10 anos. O mesmo lugar em que a Justiça Federal de Brasília me citou em 2020. O mesmo que o Consulado de Miami tem registrado com meus comparecimenros trimestrais por dois anos. O mesmo em que a Justiça Federal do Rio de Janeiro me citou no ano passado. E o mesmo em que você encontra se pedir cooperação às autoridades americanas - ou fizer uma busca no Google. Ou quer dizer que a grande Polícia Federal que desvendou o mega esquema do golpe de estado não consegue nem achar um coitado na sua própria casa nos EUA? Vergonha alheia.
Repito: O endereço é certo. É sabido. É no exterior. De resto, basta ler o CPP que tá tudo lá:
Art. 368. Estando o acusado no estrangeiro, em lugar sabido, será citado mediante carta rogatória, suspendendo-se o curso do prazo de prescrição até o seu cumprimento.
O resto é jeitinho de pseudo-juiz. Agora, eu pergunto: por que tanto medo de mandar uma carta rogatória para os EUA? Lamento, mas terá que fazê-lo. Ou, se quiser me julgar à revelia, fique à vontade - o processo será nulo e seus efeitos serão nulos em qualquer lugar fora do Xandaquistão (inclusive para Interpol). Só fortalece meus pedidos de sanção. E, quando essa farsa inteira cair - e você também - eu volto.
Até lá, digo mais uma vez: aguardo ansiosamente a cotação na forma da lei para que eu possa depor."

Moraes está visivelmente abalado. Outros ministros já se manifestaram sobre a real possibilidade de sanções dos EUA. A "conta" está chegando... No polêmico livro "Supremo Silêncio"toda a perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Nessa obra estão todos os relatos de censura, prisões e estranhas ações do judiciário que o "sistema" quer esconder à todo custo. Mas, como ter esse livro na mão? Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber

Veja a capa:

da Redação