Gilmar caiu fora e deixou Moraes na "corda bamba"
03/07/2025 às 06:52 Ler na área do assinanteO ministro Gilmar Mendes foi sorteado como relator da ação do PSOL contra a votação do Congresso Nacional barrando o aumento o IOF.
Alegando conexão com uma ação do PL, que está sob a relatoria de Alexandre de Moraes, e que questiona a ação do governo de aumentar o tributo, Gilmar caiu fora.
Assim, Moraes também é o relator da ação apresentada pela Advocacia-Geral da União (AGU) que pretende não só confirmar a validade do decreto de Lula que alterou as alíquotas do IOF, mas também derrubar a decisão do Congresso que suspendeu com ampla maioria os efeitos da medida.
Caso o ministro atenda o Palácio do Planalto e suspenda a decisão dos parlamentares, a decisão será interpretada como uma “declaração de guerra” ao Congresso e arrastará o Supremo para o centro da crise.
Por outro lado, se negar o pedido do governo Lula, o ministro vai frustrar o Planalto e isolar ainda mais o presidente da República, que amargou a maior derrota do seu terceiro mandato com a suspensão do decreto.
Moraes está visivelmente abalado. Outros ministros já se manifestaram sobre a real possibilidade de sanções dos EUA. A "conta" está chegando... No polêmico livro "Supremo Silêncio", toda a perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Nessa obra estão todos os relatos de censura, prisões e estranhas ações do judiciário que o "sistema" quer esconder à todo custo. Mas, como ter esse livro na mão? Clique no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber
Veja a capa: