O forte discurso de André Mendonça no evento de Gilmar

Ler na área do assinante

Em meio ao avanço de ações no Supremo Tribunal Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros acusados por suposta tentativa de golpe, o ministro André Mendonça defendeu nesta quinta-feira (3) que o STF reavalie sua competência para processar e julgar crimes. Segundo ele, o tribunal precisa se concentrar em sua função essencial: garantir os direitos fundamentais e respeitar a separação de Poderes.

A fala ocorreu durante painel sobre controle de constitucionalidade no Fórum de Lisboa, evento organizado pelo ministro Gilmar Mendes. Mendonça alertou para o risco de “excesso de judicialização” e defendeu uma análise mais criteriosa sobre quem pode propor ações diretas no Supremo. Ele reconheceu sinais de crise entre os Poderes e advertiu que o problema mais grave é o descrédito popular em relação às instituições.

“As pesquisas de opinião indicam que há um descrédito da sociedade brasileira em relação às instituições. Podemos ignorar isso ou fazer uma autocrítica e melhorar para o futuro. Esse é o papel da democracia”, afirmou.

O ministro também defendeu uma reforma administrativa no Judiciário para disciplinar questões salariais, destacando que magistrados e servidores públicos devem ser bem remunerados, mas dentro dos limites fixados pelo Congresso. Ele enfatizou a necessidade de respeito ao equilíbrio entre os Três Poderes para fortalecer o Estado e beneficiar a sociedade.

Moraes está visivelmente abalado. Outros ministros já se manifestaram sobre a real possibilidade de sanções dos EUA. A "conta" está chegando... No polêmico livro "Supremo Silêncio"toda a perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Nessa obra estão todos os relatos de censura, prisões e estranhas ações do judiciário que o "sistema" quer esconder à todo custo. Mas, como ter esse livro na mão? Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber

Veja a capa:

da Redação