Live no GilmarPalooza é interrompida antes de palestra de ex-diretor da CIA e causa enorme especulação

04/07/2025 às 16:42 Ler na área do assinante

A transmissão do XIII Fórum de Lisboa, o GilmarPalooza, surpreendeu a todos com a repentina suspensão da live, no fim da manhã desta quinta-feira (3).

Imediatamente começou a circular nos bastidores do fórum a especulação de que a derrubada do streaming poderia ter ocorrido em razão da palestra de um ex-diretor da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos.

De fato, esse foi o  motivo. Uma cláusula no contrato de Mike Pompeo previa que a apresentação não fosse transmitida ao vivo.

Mike Pompeo foi o palestrante do painel Geopolítica em Reconstrução: Implicações Socioeconômicas. Porém, a live permaneceu interrompida, por outro motivo, mesmo após o fim da palestra, o que causou estranheza.

Como a transmissão foi derrubada muito próximo da palestra do ex-diretor da CIA, os participantes passaram a se questionar se havia alguma relação com a agência americana.

A coluna “Grande Angular” do site Metrópoles, conseguiu desvendar o mistério:

"Um porta-voz do YouTube explicou que ‘todo conteúdo no YouTube deve seguir as políticas de comunidade da plataforma, assim como as regras relacionadas à proteção de direito autoral’. ‘Após análise, identificamos que a transmissão ao vivo do XIII Fórum de Lisboa, que acontecia no canal IDP, foi suspensa após receber dezenas reivindicações de direitos autorais pelo uso de múltiplas obras musicais protegidas’, afirmou.
‘Essas reivindicações são feitas de maneira automática pelo sistema de Content ID do YouTube, projetado para que os detentores de direitos autorais possam gerenciar seu conteúdo de maneira escalável na plataforma. A interrupção automática de uma transmissão com problemas de copyright é uma maneira de proteger direitos autorais da plataforma, independentemente de qual seja o canal fazendo a transmissão’, disse o YouTube.
‘Recomendamos aos criadores que se informem sobre direitos autorais antes de utilizar conteúdos de terceiros e que utilizem apenas músicas das quais detenham os direitos ou que sejam livres de royalties, como as disponíveis na Biblioteca de Áudio do YouTube’, concluiu."

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Veja a capa:

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