
Morre líder e fundador de uma da maiores igrejas do mundo
05/07/2025 às 15:30 Ler na área do assinante
O pastor Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, fundador e presidente da Igreja Cristã Maranata, faleceu na madrugada deste sábado (5), aos 93 anos, em Vila Velha, na Região Metropolitana de Vitória (ES). Reconhecido por sua trajetória de liderança espiritual e pela expansão da igreja no Brasil e no exterior, Gedelti deixa uma filha e dois netos.
Ele estava internado há quatro dias, após sofrer um infarto, e teve o óbito confirmado por complicações cardíacas. O velório, aberto ao público, será realizado ainda neste sábado, às 16h, no Maanaim de Carapina, na Grande Vitória. O sepultamento ocorrerá no domingo (6), às 13h, no Cemitério Parque da Paz, localizado em Ponta da Fruta, Vila Velha, com cortejo conduzido por um carro do Corpo de Bombeiros.
Governador decreta luto oficial no Espírito Santo
O falecimento de Gedelti Gueiros gerou grande comoção no Espírito Santo. O governador Renato Casagrande (PSB) expressou condolências públicas e decretou luto oficial de três dias no estado. Em nota, declarou: “Com profundo pesar, recebo a notícia do falecimento do pastor Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Cristã Maranata. Um homem de fé, que dedicou sua vida ao Evangelho e tocou milhares de pessoas com sua missão. Minha solidariedade a sua família e à Igreja Maranata.”
Trajetória de um líder religioso
Natural de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), onde nasceu em novembro de 1931, Gedelti Gueiros teve uma vida dedicada à propagação da fé cristã. Fundou a Igreja Cristã Maranata em janeiro de 1968, no município de Vila Velha, e, desde então, se consolidou como uma das principais figuras do pentecostalismo nacional.
Sob sua liderança, a ICM ganhou notoriedade por seu estilo litúrgico objetivo — com cultos de curta duração — e pelo crescimento acelerado em número de fiéis e templos.
A Igreja Cristã Maranata em números e fatos
- Fundada em 1968, em Vila Velha (ES), a ICM expandiu-se para mais de 5 mil templos espalhados por todo o território brasileiro.
- Internacionalmente, a igreja está presente em cerca de 200 países.
- A expressão “Maranata”, de origem aramaica, significa “vem, Senhor” ou “nosso Senhor vem”.
- Após períodos presididos por Manoel dos Passos Barros (1970–1986) e Edward Hemming Dodd (1986–2007), Gedelti Gueiros assumiu a liderança, atuando junto ao Conselho Presbiteral, composto por 18 pastores.
- Segundo dados do IBGE, a igreja tinha aproximadamente 280 mil seguidores em 2000. Esse número subiu para 356 mil em 2021, representando um crescimento de quase 30%, com forte presença no Espírito Santo, que concentra 37% de seus fiéis no Brasil.
Você, leitor do JCO, tem visto as movimentações internacionais que podem atingir o ministro Alexandre de Moraes? O próprio JCO já foi vítima da perseguição e censura imposta pelo judiciário. Foi devastador! Sobrevivemos graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Outra forma de você apoiar o JCO é comprando um livro! Temos muitas opções! Livros sobre o STF, Lula, eleições e muito mais. Basta clicar no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/
O próprio Bolsonaro já conhece alguns de nossos livros:

SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!