URGENTE: Visita de Lula à favela foi articulada com ONG ligada ao PCC
08/07/2025 às 11:04 Ler na área do assinanteA visita de Lula e Janja à Favela do Moinho, no centro de São Paulo, no fim de junho, tornou-se foco de controvérsia após a revelação de que a agenda foi articulada com uma ONG que, segundo documentos do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), possui histórico de envolvimento com o crime organizado.
A Associação da Comunidade do Moinho, que mediou a visita presidencial, tem entre seus dirigentes familiares de Leonardo Monteiro Moja, conhecido como “Léo do Moinho”, apontado como líder do tráfico local e preso em agosto de 2023. A presidente da entidade, Alessandra Moja Cunha — irmã de Léo — já foi condenada por homicídio e cumpriu pena em regime fechado. A sede da ONG, segundo investigação do MP-SP, foi utilizada para armazenar drogas destinadas ao tráfico na região central da capital.
Apesar do histórico da entidade, o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, visitou o local dois dias antes da ida do presidente para negociar os detalhes do evento. Ele afirmou que o único objetivo da reunião foi apresentar a solução habitacional proposta pelo governo federal às famílias da comunidade.
Favela controlada pelo crime organizado, segundo MP-SP
O MP paulista sustenta que a Favela do Moinho funciona como uma base do PCC e que o grupo liderado por Léo do Moinho instalou uma rede de práticas criminosas, aproveitando-se da ausência do Estado. Segundo o Gaeco, há registros de ameaças a moradores que aceitaram a proposta de realocação oferecida pelo governo.
Mais um escândalo desse Governo... É a volta do "diálogo cabuloso"!
Em contato com o Jornal da Cidade Online, a Secretaria Geral da Presidência da República afirmou:
“A agenda na Favela do Moinho teve como única pauta a apresentação da solução habitacional para as 900 famílias que residem naquela localidade.
O acordo de solução habitacional para a Favela do Moinho foi construído entre o governo federal e o governo do Estado de São Paulo.
O diálogo se deu com moradores da comunidade, primeiro para a construção do acordo que tinha como objetivo a saída pacífica da favela e a destinação adequada das famílias, e depois, na véspera do ato com o presidente Lula, para a preparação da visita em si.
O diálogo com lideranças comunitárias é parte fundamental da atuação de qualquer governo comprometido com políticas de inclusão social, habitação e valorização da cidadania.
A visita à Favela ocorreu de maneira tranquila, sem incidentes, de forma transparente, inclusive com o acompanhamento da imprensa.
O acordo, além da solução habitacional, também incluiu a autorização para a continuidade da cessão do terreno pertencente à União, para o governo do Estado fazer um parque. Para isso, foram estabelecidas condicionantes vinculadas à solução habitacional, evitando situações de conflito e violência”.
O desespero é geral!
Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Veja a capa:
Neste livro, são enfatizados alguns pontos da vida do petista Luiz Inácio Lula da Silva que a esquerda sempre tentou apagar. Sua derrocada é realidade! Aproveite enquanto é tempo e adquira esse livro no link abaixo:
Vale a pena o investimento!