Pedido de impeachment contra Gilmar é protocolado
11/07/2025 às 18:19 Ler na área do assinanteOs senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Magno Malta (PL-ES) apresentaram nesta quarta-feira (9) um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. A iniciativa se baseia em acusações de conflito de interesses, ativismo judicial e participação indevida em eventos com viés político-partidário.
Segundo Girão, o Brasil enfrenta atualmente um “cenário de caos institucional e insegurança jurídica”, e acusou ministros da Corte de agirem como se fossem um poder moderador acima dos demais. O senador citou especificamente a presença de Gilmar em uma cerimônia de inauguração de um trecho da BR-163, em Diamantino (MT), cidade administrada por um irmão do magistrado.
Para Girão, a presença de um ministro do STF em inauguração de obra pública representa uma afronta ao princípio da imparcialidade.
No documento, os senadores também acusam o Supremo de promover o que classificam como “institucionalização da censura”, por meio de decisões que interferem na liberdade de expressão, especialmente nas redes sociais.
Girão criticou duramente o que considera ser uma violação ao Marco Civil da Internet, e afirmou que “não se pode mais criticar quem está no poder”, sugerindo que o Judiciário tem se tornado intolerante às vozes de oposição.
Moraes está visivelmente abalado. Outros ministros já se manifestaram sobre a real possibilidade de sanções dos EUA. A "conta" está chegando... No polêmico livro "Supremo Silêncio", toda a perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Nessa obra estão todos os relatos de censura, prisões e estranhas ações do judiciário que o "sistema" quer esconder à todo custo. Mas, como ter esse livro na mão? Clique no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber
Veja a capa: