
URGENTE: Trump toma a decisão que Lula mais temia
16/07/2025 às 13:09 Ler na área do assinante
O governo dos Estados Unidos, sob comando do presidente Donald Trump, iniciou oficialmente nesta terça-feira, 15, uma investigação comercial contra o Brasil com base na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974. A medida foi formalizada pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) em documento assinado por Jamieson Greer, chefe do órgão.
“Por orientação do presidente Trump, estou iniciando uma investigação com base na Seção 301 sobre os ataques do Brasil contra empresas americanas de mídia social, bem como outras práticas comerciais desleais que prejudicam empresas, trabalhadores, agricultores e inovadores tecnológicos dos EUA”, afirmou Greer.
A ação ocorre poucos dias após Trump anunciar a aplicação de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e encaminhar uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com críticas diretas à condução do governo brasileiro em temas comerciais e judiciais. Na ocasião, Trump afirmou que a postura do Brasil justifica uma reação imediata:
“Estou instruindo o representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, a iniciar imediatamente uma investigação da Seção 301 sobre o Brasil.”
Práticas sob investigação incluem censura, comércio digital e propriedade intelectual
De acordo com o documento do USTR, a investigação terá foco em práticas brasileiras que, segundo os norte-americanos, afetam diretamente seus interesses econômicos. Entre os pontos destacados estão:
- Supostas medidas de retaliação contra empresas americanas de tecnologia por se recusarem a censurar conteúdos políticos;
- Tarifas preferenciais concedidas pelo Brasil a parceiros específicos, o que desfavoreceria exportadores dos EUA;
- Recuo na política de tarifa zero para o etanol americano;
- Falhas na proteção à propriedade intelectual;
- Ineficiência no combate ao desmatamento ilegal, o que, segundo os EUA, cria distorções competitivas nos mercados agrícola e madeireiro.
Segundo Greer, essas ações se somam a um histórico de “restrições comerciais injustas” que os Estados Unidos vêm documentando há décadas.
E é nesse cenário que surge o livro que está tirando o sono do PT: “O Homem Mais Desonesto do Brasil – A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva”.
A obra revela os bastidores sombrios da vida de Lula — contradições, interesses e tudo que tentam esconder. Essa obra impactante está desafiando o silêncio imposto pela censura e revela detalhes inconfessáveis da trajetória de Lula, figura que há décadas se apresenta como defensor do povo, mas que carrega consigo uma série de contradições e atitudes que colidem frontalmente com seus discursos públicos.
Não é à toa que o livro está na mira da censura. Garanta já o seu exemplar antes que seja tarde demais. Cada compra representa um ato de resistência contra a tentativa de silenciar vozes conservadoras e a liberdade de imprensa no Brasil. Clique no link abaixo:
Sua leitura é um ato de coragem. Sua compra, uma defesa da verdade.