Advogado censurado por Moraes vai acionar a OAB

17/07/2025 às 09:08 Ler na área do assinante

O advogado Jeffrey Chiquini, responsável pela defesa de Filipe Martins no processo sobre a suposta tentativa de golpe de Estado, anunciou que irá recorrer à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) após ter sua fala cortada pelo ministro Alexandre de Moraes durante audiência realizada nesta quarta-feira (16). O episódio marcou mais um momento tenso nas oitivas conduzidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) dentro do julgamento dos réus investigados nos chamados núcleos da tal "trama golpista".

Chiquini classificou a conduta do ministro como "inacreditável" e alegou violação das prerrogativas profissionais da advocacia.

“Passou da hora da OAB nacional sair em defesa oficialmente. O que vivemos hoje na audiência do núcleo 2 foi algo inacreditável”, escreveu o advogado em suas redes sociais.

O embate teve início quando o advogado insistiu em questionamentos sobre supostas informações recebidas pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) às vésperas dos atos do dia 8 de janeiro. O ministro Moraes afirmou que o general Gonçalves Dias, então chefe do GSI, já havia respondido à questão. Diante da insistência, o magistrado ordenou o desligamento do microfone de Chiquini.

Ao perceber que estava sendo impedido de continuar, o advogado indagou:

“O senhor cassou a minha palavra?”, ao que Moraes respondeu de forma direta: “Cassei a palavra”, e passou a condução da audiência ao defensor de outro réu.

O episódio desta quarta não foi o primeiro entre Moraes e Chiquini. Na segunda-feira (14), o ministro já havia advertido o advogado em tom ríspido:

“Doutor, enquanto eu falo o senhor fica quieto”, após desentendimento sobre insinuações feitas pelo defensor a respeito do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Na ocasião, Chiquini sugeriu que Tarcísio poderia ter participado de uma reunião no Palácio da Alvorada, em 2022, onde teria sido discutida uma minuta golpista. Moraes considerou a afirmação uma insinuação grave e afirmou que já havia oficiado o governador para prestar esclarecimentos sobre o episódio.

O advogado agora pretende formalizar denúncia junto à OAB alegando "violação de garantias constitucionais dos investigados e prerrogativas dos advogados".

Moraes está visivelmente abalado. Outros ministros já se manifestaram sobre a real possibilidade de sanções dos EUA. A "conta" está chegando... No polêmico livro "Supremo Silêncio"toda a perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Nessa obra estão todos os relatos de censura, prisões e estranhas ações do judiciário que o "sistema" quer esconder à todo custo. Mas, como ter esse livro na mão? Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber

Veja a capa:

da Redação
Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Messenger

Receba as notícias do dia no Messenger

Receber notícias

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir

Truth

Siga-nos no Truth

Seguir