
A operação da PF que atingiu em cheio parentes do líder do Centrão na Câmara
24/07/2025 às 04:00 Ler na área do assinante
A Polícia Federal deflagrou uma etapa da Operação Overclean, ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal (RFB) que investiga um complexo esquema de corrupção, fraudes em licitações, desvio de verbas parlamentares e lavagem de dinheiro.
Nesta nova fase, a Justiça ordenou o bloqueio de R$ 85,7 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas ligadas ao caso, além de determinar o afastamento temporário de um servidor público. Os agentes cumpriram 18 mandados de busca e apreensão em diversas cidades: Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Petrolina, Mata de São João e Brasília.
O foco principal da operação está em Campo Formoso, município baiano governado por Elmo Aluízio Vieira do Nascimento, irmão do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA), líder do centrão na Câmara dos Deputados. Embora Elmar não tenha sido formalmente investigado nesta fase, três de seus parentes aparecem entre os alvos da investigação.
Um dos nomes centrais é o do prefeito Elmo Nascimento, acusado de autorizar pagamentos vultosos a empresas suspeitas de participarem de fraudes em processos licitatórios. Outro envolvido é Amaury Albuquerque Nascimento, primo do parlamentar e ex-assessor de seu gabinete, que teria atuado como elo entre o poder público e os beneficiários do esquema. Amaury foi exonerado logo após ser citado nas apurações.
Também retorna ao foco das investigações Francisco Nascimento, ex-vereador de Campo Formoso e primo do deputado, já conhecido por ter lançado dinheiro pela janela durante uma operação da PF no ano passado. Segundo os investigadores, ele seria responsável por viabilizar contratos irregulares entre a prefeitura e empresas envolvidas nas fraudes.
Até o momento, a PF já mapeou contratos suspeitos que somam mais de R$ 1,4 bilhão, o que, segundo os investigadores, caracteriza a existência de uma organização criminosa altamente estruturada. Os crimes sob apuração abrangem corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação, obstrução de investigações e lavagem de capitais.
Por envolver autoridades com foro privilegiado, como o deputado Elmar Nascimento, o processo foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Todos os citados na investigação negam participação em atos ilícitos.
Você, leitor do JCO, tem visto as movimentações internacionais que podem atingir o ministro Alexandre de Moraes? O próprio JCO já foi vítima da perseguição e censura imposta pelo judiciário. Foi devastador! Sobrevivemos graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Outra forma de você apoiar o JCO é comprando um livro! Temos muitas opções! Livros sobre o STF, Lula, eleições e muito mais. Basta clicar no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/
O próprio Bolsonaro já conhece alguns de nossos livros:

SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!