O clamor pela prisão de Lula e a incoerência da pesquisa Datafolha

Ler na área do assinante

Segundo a mais recente pesquisa do Instituto Datafolha, na região Sudeste, 65% dos eleitores querem ver Lula na cadeia.

Na região Sul, 61%.

No Centro Oeste e Norte, ultrapassam 50%.

Só no Nordeste o percentual é menor, onde apenas 34% querem ver Lula na cadeia.

Ainda segundo a pesquisa, quase 70% dos brasileiros com curso superior querem Lula preso. Caindo este percentual para 37% entre aqueles com ensino fundamental e semi-analfabetos.

Sinceramente, creio que esses percentuais são muito maiores, em todas as regiões. A Folha e o seu instituto de pesquisa claramente apoiam e protegem o meliante petista.

Por outro lado, quanto aos números da corrida presidencial, algumas questões devem ser observadas:

O percentual de Lula destoa muito do de outras empresas de pesquisa.

O percentual de Lula destoa da definição dos próprios entrevistados sobre direita e esquerda: 36% se disseram de direita ou centro-direita, contra 22% de esquerda ou centro-esquerda. Sei que há eleitores de direita que votam em Lula, mas a distorção aí é grande. Talvez indique que muita gente quer de volta Lulinha paz e amor, mal sabendo que agora ele só pode ser Hugo Chávez.

Os entrevistados dizem ligar para moralidade pública, não roubar, honestidade, essas coisas. Sabem que Lula foi condenado, mas pouca gente associa "roubar" à extorsão e à corrupção, ficando com a definição do código penal mesmo, algo como assalto à mão armada. Se não for isso, ele é apenas um Maluf que faz, um tipo não necessariamente perigoso na opinião de muita gente.

Os candidatos de centro têm comparativamente baixa rejeição, o que pode valer muito lá adiante.

Falta muito tempo para a eleição e a situação jurídica de Lula não lhe permitirá ser candidato. Neste ponto, o próprio Datafolha reconhece que o petista não transfere votos.

(com informações de Aurélio Schommer)

da Redação Ler comentários e comentar