Gigante brasileira pode deixar o país e causar mais de 15 mil demissões
26/07/2025 às 17:00 Ler na área do assinanteA decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros ameaça diretamente a continuidade das atividades da Taurus Armas no Brasil, de acordo com informações da BBC News Brasil,. A medida, que deve entrar em vigor no dia 1º de agosto, atinge em cheio a indústria de armas e munições — um setor que viu avanços significativos durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e que enxerga no ex-presidente um de seus principais aliados políticos.
Segundo o CEO global da Taurus, Salesio Nuhs, caso a tarifa seja mantida, a empresa poderá transferir toda a sua produção para os Estados Unidos. A mudança resultaria no fechamento de fábricas no Brasil e na perda de até 15 mil empregos, incluindo 3 mil postos diretos no polo industrial de São Leopoldo (RS), onde está instalada a principal unidade da fabricante.
“Se realmente perdurar essa questão da taxação de 50%, várias empresas e vários segmentos no Brasil ficarão inviabilizados. Ela não significa simplesmente diminuir margem. Significa inviabilidade total. Não existe margem que possa cobrir uma taxação de 50%”, afirmou Nuhs em entrevista ao site Berlinda.
Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) revelam que, em 2024, os EUA foram responsáveis por 61% das exportações brasileiras de armas e munições. Mais da metade dessas vendas saíram do Rio Grande do Sul, enquanto os 47% restantes partiram de São Paulo.
Nuhs também criticou a condução diplomática do governo brasileiro frente à crise. Para ele, a incapacidade de negociação com os EUA está gerando insegurança tanto para o setor produtivo quanto para os trabalhadores.
“Nossa maior preocupação é a falta de habilidade do governo brasileiro em negociar essa situação com os Estados Unidos”, declarou.
“Essa falta de habilidade está trazendo uma insegurança jurídica muito grande para os empresários do Brasil e uma insegurança para o trabalhador, que pode perder seu emprego simplesmente porque o governo não conseguiu negociar.”
A imposição da tarifa por parte de Trump foi anunciada em 9 de julho e, segundo o presidente americano, seria uma reação à forma como Jair Bolsonaro tem sido tratado pela Justiça brasileira. Em uma mensagem publicada em 13 de julho, Bolsonaro declarou que a suspensão das tarifas dependeria da concessão de sua anistia.
“Em havendo harmonia e independência entre os Poderes nasce o perdão entre os irmãos e, com a anistia também a paz para a economia”, escreveu.
Você, leitor do JCO, tem visto as movimentações internacionais que podem atingir o ministro Alexandre de Moraes? O próprio JCO já foi vítima da perseguição e censura imposta pelo judiciário. Foi devastador! Sobrevivemos graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Outra forma de você apoiar o JCO é comprando um livro! Temos muitas opções! Livros sobre o STF, Lula, eleições e muito mais. Basta clicar no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/
O próprio Bolsonaro já conhece alguns de nossos livros:
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!