
URGENTE: Renomado jornal internacional defende a liberdade de Filipe Martins
28/07/2025 às 07:31 Ler na área do assinante
Em editorial publicado no último domingo (27), o influente jornal norte-americano The Wall Street Journal criticou a manutenção da prisão domiciliar de Filipe Martins, ex-assessor especial do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Atualmente, Martins cumpre medida restritiva em Ponta Grossa (PR), no âmbito de investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado.
O WSJ destaca falhas graves em registros oficiais do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) dos Estados Unidos, especialmente no aeroporto de Orlando, na Flórida. Esses documentos, segundo o jornal, estariam sendo usados como justificativa pela Justiça brasileira para manter Martins sob custódia desde março de 2024.
"Um tribunal brasileiro vem usando registros falsos do CBP para deter o Sr. Martins como um risco de fuga desde março de 2024 na investigação de um suposto golpe de Estado de Bolsonaro contra o presidente brasileiro Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva", afirma o editorial.
O texto acrescenta ainda que “o Sr. Martins deveria estar em liberdade enquanto prepara sua defesa.”
O caso ganhou destaque internacional por conta das suspeitas em torno da autenticidade dos dados que indicariam a entrada de Martins nos Estados Unidos. A defesa sustenta que ele jamais embarcou para os EUA com a comitiva presidencial liderada por Bolsonaro após as eleições de 2022 — viagem realizada em 30 de dezembro daquele ano.
O próprio Filipe Martins reitera que não integrou o grupo que acompanhou Bolsonaro àquele país. A versão é corroborada por declarações como a do embaixador André Chermont, ex-chefe do Cerimonial da Presidência, que, em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que Martins não embarcou no avião presidencial.
“Eu creio que em um momento anterior ele [Filipe Martins] chegou a fazer parte na lista, mas depois ele não estava previsto”, declarou Chermont.
Além disso, testemunhas indicam que Martins não viajou com o então presidente, contestando o principal argumento que sustenta a medida cautelar imposta pelo STF.
A absurda e desumana perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro atingiu o último estágio! A liberdade acaba de ser surrupiada. Querem esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil.
O livro, que na verdade é um "documento", já se transformou em um arquivo histórico, devido ao seu corajoso conteúdo. São descritas todas as manobras do "sistema" para trazer o ex-presidiário Lula de volta ao poder, os acontecimentos que desencadearam na perseguição contra Bolsonaro e todas as 'tramoias' da esquerda. Eleição, prisões, mídia, censura, perseguição, manipulação e muito mais... Está tudo documentado. Obviamente, esse livro está na "mira" da censura e não se sabe até quando estará a disposição do povo brasileiro... Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:
