10 de outubro: o dia que pode mudar o mundo

As tensões entre o ocidente e a ditadura comunista norte-coreana vêm se aproximando de um ponto de ruptura.

Ler na área do assinante

As tensões entre o ocidente e a ditadura comunista norte-coreana vêm se aproximando de um ponto de ruptura.

Apelidado de Pequeno Homem Foguete pelo presidente americano Donald Trump, o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, não dá sinais de esmorecimento perante as últimas sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU. Após diversos testes com mísseis balísticos e bombas nucleares pela Coréia do Norte, mesmo os aliados históricos do regime votaram favoravelmente às sanções das Nações Unidas.

Porém, as tensões podem atingir seu auge no próximo dia 10 de outubro, quando se comemoram os 72 anos da criação do Partido dos Trabalhadores da Coréia. Nessa data, as comemorações costumam incluir grandes desfiles militares e demonstrações de força com os mais novos feitos tecnológicos alcançados pelo regime.

Este ano, porém, as coisas podem ser um pouco mais complicadas que o habitual. Isso porque o regime, há tempos, vem noticiando estar próximo de ter sucesso com mísseis balísticos capazes de carregar bombas nucleares e, recentemente, divulgou fotos do que alegaram ser uma bomba de hidrogênio. Ainda, segundo analistas militares, a bomba em questão é pequena o suficiente para ser carregada por um míssil balístico.

Além disso, imagens de satélite feitas pela Coréia do Sul e mensagens de rádio interceptadas na fronteira indicam que a Coréia do Norte vem executando movimentações incomuns em seus centros de pesquisas. O que aumenta os temores são as declarações dadas pelo ministro norte-coreano dos negócios exteriores,  Ri Yong Ho, em Nova York, afirmando que a Coréia do Norte pretende testar uma bomba de hidrogênio no Oceano Pacífico, enviando-a através de um míssil balístico por cima do território japonês.

As soluções diplomáticas parecem estar fora de questão, visto que a Coréia do Norte afirmou entender o discurso do presidente americano na assembléia geral da ONU como uma declaração de guerra. Ademais, Donald Trump afirmou que Rex Tillerson, o secretário de estado americano está “perdendo tempo” enquanto tenta negociar com o “Little Rocket Man”.

Para agravar ainda mais a situação, Trump vem enfrentando pressões para que pare de simplesmente falar e tome uma atitude prática contra a hostilidade de Kim Jong-un, o que pode fazer com que os aliados ocidentais tentem interceptar os mísseis norte-coreanos.

Em uma data importante para o regime como o 10 de outubro, é difícil prever os resultados de uma intervenção ocidental de tal espécie considerando-se o atual cenário de intimidações. O fato é que, dependendo do que acontecer, essa data pode mudar radicalmente a configuração geopolítica da região.

da Redação Ler comentários e comentar