URGENTE: Surge nova revelação sobre queda de avião da Voepass que matou 62 pessoas

Ler na área do assinante

Quase um ano após a queda do voo 2283 da Voepass em Vinhedo (SP), que vitimou 62 pessoas, uma nova revelação pode mudar o rumo das investigações. Um ex-mecânico da companhia afirma ter presenciado uma falha crítica no sistema de degelo do ATR 72-500 na véspera do desastre — falha que, segundo ele, foi omitida no diário técnico da aeronave, o TLB (technical log book).

De acordo com o depoente, o piloto do voo 2293, que havia operado a aeronave na noite anterior ao acidente, comunicou verbalmente o mau funcionamento do sistema de degelo à equipe de manutenção em Ribeirão Preto. A falha fazia com que o sistema se desligasse sozinho durante o voo, um comportamento anormal que indicaria a impossibilidade de prosseguir com operações sob risco de formação de gelo — como era o caso do trajeto até Cascavel na manhã seguinte.

Entretanto, como não houve registro formal no TLB, o alerta foi ignorado pela liderança do turno, que autorizou a continuidade das operações sem investigar o problema. O avião decolou horas depois e, às 13h22 do dia 9 de agosto de 2024, caiu na região de Vinhedo.

O ex-funcionário detalha que a pressão por manter a frota ativa e a falta de pessoal suficiente naquela madrugada comprometeram a avaliação técnica adequada. Segundo ele, o ambiente corporativo desencorajava o registro de falhas que pudessem resultar em atrasos ou paralisações de voos.

"A própria diretoria queria o avião voando, não importava o risco", disse.

Você, leitor do JCO, tem visto o levante dos EUA que atingiu em cheio o ministro Alexandre de Moraes? A perseguição que deve chegar ao fim já foi sofrida pelo próprio JCO. Foi devastador! Sobrevivemos graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra forma de você apoiar o JCO é comprando um livro! Temos muitas opções! Livros sobre o STF, Lula, eleições, 8 de janeiro e muito mais. A partir de R$ 19,90. Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/08-de-janeiro-segredos-e-bastidores

O próprio Bolsonaro já conhece alguns de nossos livros:

SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!

da Redação