Belo Horizonte recebe a primeira edição da Wine Expo BH, o maior encontro de negócios de vinhos de Minas Gerais

Ler na área do assinante

A vitivinicultura em Minas Gerais tem ganhado destaque nos últimos anos, impulsionada pelo crescimento no número de produtores e pelo uso de técnicas que valorizam o terroir local. Hoje, o Estado conta com cerca de 90 vinícolas distribuídas em 53 municípios, produzindo anualmente mais de 2,5 mil toneladas de uvas e movimentando aproximadamente R$ 120 milhões. No âmbito nacional, o mercado brasileiro de vinhos atingiu R$ 19 bilhões em 2024, com aumento de quase 8% no volume comercializado — destaque para o crescimento dos vinhos brancos, rosés, espumantes e de rótulos premium.

Esse cenário promissor ganha um novo capítulo com a realização da Wine Expo BH, o maior encontro de negócios de vinhos voltado exclusivamente para o mercado B2B, que acontecerá nos dias 5 e 6 de agosto de 2025, de 12h às 19h, no BeFly Minascentro, em Belo Horizonte.

Durante os dois dias de evento, os participantes terão acesso a rodadas de negócios, painéis de discussão, palestras e master classes, além de áreas dedicadas à degustação técnica de vinhos. A programação também valoriza a identidade mineira, com a presença de alguns produtos típicos como café, cachaça e queijos artesanais.

Summit Wine Expo: negócios e palestras

Organizada pela Nexfair – Expo & Business, a feira se consolida como uma plataforma estratégica para promover negócios, networking e conhecimento técnico, reunindo produtores, compradores e especialistas do setor. Além de ser uma vitrine para os amantes do vinho, a Wine Expo BH também oferecerá um ciclo de encontros exclusivos para profissionais da área no Summit Wine Expo, com uma programação robusta de palestras e painéis com especialistas, produtores, enólogos e líderes do mercado. Os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em temas como enoturismo em Minas Gerais, as oportunidades de negócios em Hong Kong e o cenário atual para importadores e distribuidores de vinho no Brasil.

Cases de sucesso internacionais, com a presença de especialistas do Chile, Uruguai, Itália e Portugal, abordarão ainda temas como a sustentabilidade e futuro e o ecossistema global do vinho, oferecendo insights valiosos para o desenvolvimento do setor.

Para Dennis Carvalho, organizador do evento, a Wine Expo BH representa uma nova etapa na consolidação do setor em Minas. “Nosso objetivo é conectar quem produz vinhos com quem, comercializa e serve vinhos. É um evento que favorece parcerias estratégicas, amplia mercados e promove o intercâmbio de experiências entre os profissionais da cadeia produtiva do vinho”, afirma. “Queremos transformar o evento em um ponto de encontro anual para o setor, unindo produtores, distribuidores, restaurantes, bares e hotéis em torno de novos negócios”, acrescenta.

O evento contará ainda com a exposição de dezenas de rótulos de vinícolas nacionais e internacionais dentre elas: Mil Vidas, Arpuro, Alma Rios, Alma Rios e Casa Geraldo – Mineiras. Casa Valguda, Vina Siegel (Chilena) Coop. Vinícola São João, Castellare San Diego, Adega CB, Del Maipo, Ishtar (libanesa), Sérgio &Tiodósio (Portuguesa), dentre outras.

Potencial para exportação de vinhos para Hong Kong

Um diferencial estratégico da Wine Expo BH será a aproximação com o mercado asiático, especialmente Hong Kong. Segundo Renato Oliveira, gerente do Hong Kong Trade Development Council no Brasil, Hong Kong é um mercado crucial para exportação de vinhos porque oferece isenção de impostos, o que reduz custos e simplifica o acesso dos produtos brasileiros. Apesar do Brasil ser o maior importador de vinhos na América Latina — respondendo por 42% das compras regionais, sua posição como exportador é modesta, ocupando a 6ª colocação na América do Sul e 42ª no mundo, com exportações ao redor de US$ 105 milhões para destinos como Paraguai, Uruguai, China, Estados Unidos e Reino Unido, conforme dados de 2023. A entrada no mercado de Hong Kong, um dos maiores hubs comerciais asiáticos para o vinho, pode acelerar a internacionalização da produção nacional.

Renato Oliveira comenta:

“Exportar vinho para a Ásia pode ser menos complexo do que parece, e a Wine Expo BH será uma grande oportunidade para demonstrar como o mercado de Hong Kong — com sua isenção fiscal e participação em feiras estratégicas — pode impulsionar as vendas da produção brasileira no exterior”.

Para a Belotur, a Expo Wine contribui para a promoção turística da cidade

A Wine Expo BH conta com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, que se destaca como um destino privilegiado para eventos culturais e de negócios de todos os portes. A capital mineira, reconhecida por sua efervescência artística efervescência artística, oferece uma vasta gama de espaços, desde teatros históricos e centros de convenções modernos até galerias de arte inovadoras e praças vibrantes, ideais para acolher festivais de música, mostras de cinema, exposições de arte e espetáculos teatrais. A hospitalidade mineira, aliada à excelente gastronomia e à beleza cênica da cidade, cria um ambiente acolhedor e inspirador para artistas, produtores e público, consolidando Belo Horizonte como um polo cultural de relevância nacional e internacional.

Para a Belotur, a Wine Expo se firma como um evento de grande relevância no calendário da capital mineira. A Belotur, peça fundamental na promoção turística da cidade, atua com a visão de posicionar Belo Horizonte como um polo turístico atrativo tanto para o mercado nacional quanto internacional. Essa é uma de suas principais estratégias, concretizada por meio do apoio a eventos de diversos formatos.

A Wine Expo vai fomentar negócios para a cidade e esta iniciativa conjunta estimula toda a cadeia produtiva do setor turístico e de entretenimento de Belo Horizonte, gerando um impacto positivo direto na economia local e atraindo novos visitantes.

Serviço:

Wine Expo BH

Data: 05 e 06 de agosto

Local: BEFLY MINASCENTRO

Contatos: wineexpo@nexfair.com.br

(31) 98289-8425

Inscrições para participar e adquirir estandes: www.wineexpo.com.br

da Redação