
Políticos dão sinal de vida e travam Congresso. Até quando?
06/08/2025 às 10:06 Ler na área do assinante
Para os que achavam que o congresso fantasma brasileiro já não existia, hoje políticos do PL deram sinal de vida, em protesto contra a recente prisão domiciliar de Bolsonaro.
O ato teatral de travar os trabalhos do legislativo totalmente poderá ter alguma relevância caso se mantenha e seja contínuo.
Se acabar amanhã com tapinhas nas costas de Motta e Alcolumbre, significará apenas uma encenação, coisa que o brasileiro está exausto de ver.
Fato: a sociedade brasileira não acredita mais - se é que um dia acreditou - na raça dos políticos.
Outro fato é que a prisão de Bolsonaro é apenas o desfecho de ações da ditadura brasileira que existem desde 2019, no mínimo.
Ações que foram observadas por esses mesmos políticos num silêncio aviltante, covarde e omisso.
Políticos que, diga-se, eram os únicos - como supostos defensores da sociedade - que poderiam ter impedido a evolução e instalação da ditadura do judiciário no Brasil.
E nada fizeram.
O que gerou na população a justa sensação de que não servem para absolutamente nada.
Se acabar amanhã com abraços pragmáticos, terá servido apenas para lula e o sistema manterem sua farsa de 'democracia' - para inglês ver - ativa.
Como todo tiranete de republiqueta - Maduro, Ortega, Miguel Diaz-Canel - lula precisa manter em pé a fachada caricata da 'república democrática' para não ser desmascarado.
Eventos circenses na 'casa do povo' -não é piada- servem justamente para isso.
Alcolumbre e Motta, dois personagens no picadeiro, pularam nos tamancos e se pronunciaram gravemente sobre a obstrução, com o palavrório usual: o de que o congresso precisa retomar sua nobre atividade de lutar pelo bem estar dos brasileiros.
O que todos sabemos ser apenas uma lorota insossa, como diria minha avó.
Porque há muito o congresso já não serve pra nada, apenas para endossar, servil, as ordens do executivo e especialmente do judiciário.
A obstrução tentada hoje, se séria, pode ser um dos dois caminhos possíveis para o país e para os políticos provarem que existem para a sociedade.
O outro é fechar a lojinha do congresso e entregar a chave para seu novo dono, Moraes.
Coisa que, se suspeita, muitos desses parlamentares desejam secretamente.
Os próximos dias - e ações dos políticos - serão decisivos.
Marco Angeli Full
https://www.marcoangeli.com.br
Artista plástico, publicitário e diretor de criação.