URGENTE: Estranhamente, Estadão demite fotógrafo que flagrou gesto obsceno de Moraes

Ler na área do assinante

O fotógrafo Alex Silva, de 63 anos, foi desligado do jornal O Estado de S.Paulo na última quarta-feira (6/8), dias após registrar uma imagem polêmica do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no estádio da NeoQuímica Arena, em São Paulo. 

Na foto, Moraes aparece fazendo um gesto obsceno em resposta a torcedores, episódio que ganhou ampla repercussão nas redes sociais.

A captura do gesto ocorreu durante a primeira aparição pública do ministro após ser alvo de sanções por parte dos Estados Unidos, com base na Lei Magnitsky. A imagem rapidamente viralizou e motivou críticas ao comportamento do ministro do STF em um ambiente público.

Apesar da justificativa oficial do jornal, que alega que a demissão já estava prevista como parte de uma reestruturação administrativa, Alex Silva contesta a versão e acredita que sua saída esteja diretamente relacionada à repercussão da fotografia.

"Fico indignado, porque o jornal não apresentou uma justificativa concreta para a demissão, sobre o desempenho do meu trabalho", afirmou o fotógrafo ao portal Metrópoles.

Segundo ele, a direção do veículo alegou apenas mudanças internas solicitadas pelo setor de recursos humanos.

Alex relatou ainda ter expressado internamente sua insatisfação com o suposto pouco destaque dado à imagem na capa do jornal e acredita que isso pode ter pesado contra ele.

“Acho que o jornal escondeu a foto. Eu reclamei isso com eles. Deram pouco espaço na home e não deram na capa”, disse.

O Estadão, por sua vez, negou qualquer relação entre o desligamento do fotógrafo e a fotografia do ministro. Em nota oficial, o jornal destacou que a imagem foi considerada de grande valor jornalístico, sendo publicada como destaque principal na página inicial do site na noite da partida e no dia seguinte, além de ocupar espaço relevante na edição impressa. 

Você, leitor do JCO, tem visto o levante dos EUA que atingiu em cheio o ministro Alexandre de Moraes? A perseguição que deve chegar ao fim já foi sofrida pelo próprio JCO. Foi devastador! Sobrevivemos graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra forma de você apoiar o JCO é comprando um livro! Temos muitas opções! Livros sobre o STF, Lula, eleições, 8 de janeiro e muito mais. A partir de R$ 19,90. Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/08-de-janeiro-segredos-e-bastidores

O próprio Bolsonaro já conhece alguns de nossos livros:

SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!

da Redação