Morre um dos maiores nomes da música brasileira
08/08/2025 às 15:34 Ler na área do assinanteArlindo Cruz, um dos grandes ícones do samba brasileiro, faleceu nesta sexta-feira (8), aos 66 anos, no hospital Barra D'Or, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A confirmação foi feita por sua esposa, Babi Cruz.
Desde que sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico em março de 2017, Arlindo enfrentava sérias complicações de saúde. O episódio ocorreu em sua residência, resultando em uma longa internação de quase 18 meses. Desde então, o artista conviveu com sequelas significativas e esteve hospitalizado diversas vezes, sem retornar aos palcos.
Nascido em 14 de setembro de 1958, na capital fluminense, Arlindo Domingos da Cruz Filho conquistou destaque nacional como cantor, compositor e exímio instrumentista. Conhecido por sua habilidade no cavaquinho e no banjo, recebeu o apelido de “o sambista perfeito”, em alusão a uma de suas músicas composta com Nei Lopes — apelido que, inclusive, batiza sua biografia publicada recentemente.
Com mais de 550 composições gravadas, conforme seu site oficial, Arlindo teve suas músicas interpretadas por diversos artistas, sendo Zeca Pagodinho e Beth Carvalho os mais recorrentes. Na década de 1990, intensificou sua presença nos bastidores do carnaval, principalmente nas eliminatórias do Império Serrano, escola pela qual venceu disputas em 1996, 1999, 2001, 2003, 2006 e 2007 — além de ter sido homenageado como enredo em 2023.
Em 2008, passou a compor para a Grande Rio, assinando o samba do enredo “Do Verde de Coarí Vem Meu Gás, Sapucaí!”. Em sua carreira solo, lançou diversos álbuns e DVDs, incluindo “Arlindo Cruz MTV Ao Vivo” (2009), “Batuques e Romances” (2011) e “Batuques do Meu Lugar” (2012), com colaborações de nomes como Alcione, Caetano Veloso e Zeca Pagodinho.
Você, leitor do JCO, tem visto o levante dos EUA que atingiu em cheio o ministro Alexandre de Moraes? A perseguição que deve chegar ao fim já foi sofrida pelo próprio JCO. Foi devastador! Sobrevivemos graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Outra forma de você apoiar o JCO é comprando um livro! Temos muitas opções! Livros sobre o STF, Lula, eleições, 8 de janeiro e muito mais. A partir de R$ 19,90. Basta clicar no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/08-de-janeiro-segredos-e-bastidores
O próprio Bolsonaro já conhece alguns de nossos livros:
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!