
Morre o comandante da Apollo 13, a missão à Lua que quase terminou em desastre
08/08/2025 às 18:51 Ler na área do assinante
O astronauta americano Jim Lovell, comandante da missão à Lua em 1970 que quase terminou em desastre, mas se tornou uma saga inspiradora de sobrevivência e base para o filme "Apollo 13", morreu aos 97 anos. O anúncio foi feito pela Nasa nesta sexta-feira (8).
Tom Hanks interpretou Lovell no filme de 1995 dirigido por Ron Howard. A obra retratou a missão Apollo 13, que foi planejada para ser o terceiro pouso lunar da humanidade, porém não foi concluída após uma explosão pôr a vidas dos três astronautas a bordo em perigo.
Lovell e os companheiros de tripulação Jack Swigert e Fred Haise tiveram de enfrentar condições gélidas, apertadas, desidratação e fome por três dias e meio, enquanto elaboravam com o controle da missão em Houston um plano para trazer a nave espacial danificada de volta à Terra.
"Um fracasso bem-sucedido descreve exatamente o que foi o [Apollo] 13, porque foi um fracasso em sua missão inicial", disse Lovell em 2010 em uma entrevista que marcava o 40º aniversário do voo.
O resultado, disse o ex-piloto de testes da Marinha, foi "um grande sucesso na capacidade das pessoas de transformar uma catástrofe quase certa em uma recuperação bem-sucedida".
A Apollo 13 ocorreu nove meses depois que Neil Armstrong se tornou a primeira pessoa a caminhar na Lua quando deu "um grande salto para a humanidade" durante a missão Apollo 11 em 20 de julho de 1969.
Lovell nunca teve outra chance de embarcar numa missão lunar após a Apollo 13, que foi sua quarta e última viagem espacial.
Sua primeira viagem foi a Gemini 7 em 1965, apresentando a primeira conexão de duas naves espaciais tripuladas. A segunda foi a Gemini 12 em 1966, a última dos programas que levaram às missões lunares Apollo.
A terceira missão de Lovell foi a Apollo 8 em dezembro de 1968, a primeira a orbitar a Lua. Durante uma transmissão para a Terra a partir de sua nave espacial na véspera de Natal, Lovell e os companheiros de tripulação Frank Borman e William Anders leram versos de "Gênesis".
Lovell, que mais tarde teve uma cratera lunar batizada em sua homenagem, aposentou-se como astronauta em 1973, trabalhando primeiro para uma empresa de reboque portuário e depois em telecomunicações.
Ele foi coautor do livro "Lost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13" (Lua perdida: a viagem perigosa da Apollo 13), que se tornou a base para o filme de Howard. Lovell recordou um encontro com Howard no qual o diretor perguntou ao astronauta qual ator ele gostaria que o interpretasse.
"Eu disse, 'Kevin Costner'", disse Lovell. "E Hanks nunca me deixa esquecer disso. Mas Hanks fez um ótimo trabalho." Lovell fez uma participação especial no filme como o comandante do navio da Marinha dos EUA que resgata os astronautas e aperta a mão de Hanks.
Lovell nasceu em Cleveland em 25 de março de 1928. Tinha apenas cinco anos quando seu pai faleceu e sua mãe se mudou com a família para Milwaukee. Ele se interessou pelo espaço quando adolescente. Formou-se na Academia Naval dos EUA em 1952 e tornou-se piloto de testes antes de ser selecionado como astronauta da Nasa em 1962. Ele teve quatro filhos com sua esposa, Marilyn.
Está mais do que claro que o IMPEACHMENT e SANÇÕES contra Moraes podem ser o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição que atinge o Brasil. A liberdade do ex-presidente Bolsonaro já foi surrupiada. Querem esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil.
O livro, que na verdade é um "documento", já se transformou em um arquivo histórico, devido ao seu corajoso conteúdo. São descritas todas as manobras do "sistema" para trazer o ex-presidiário Lula de volta ao poder, os acontecimentos que desencadearam na perseguição contra Bolsonaro e todas as 'tramoias' da esquerda. Eleição, prisões, mídia, censura, perseguição, manipulação e muito mais... Está tudo documentado. Obviamente, esse livro está na "mira" da censura e não se sabe até quando estará a disposição do povo brasileiro... Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:
