
Mesmo demitida da Globo, Cantanhêde ainda encontra espaço para fazer sua alucinada defesa de Moraes
09/08/2025 às 07:48 Ler na área do assinante
Eliane Cantanhêde, que ainda tem sua coluna no Estadão para garantir meu fornecimento matinal de alucinógenos, não desperdiçou seu espaço. Chamou Alexandre de Moraes de “líder da resistência” contra os golpistas. Não uma, mas duas vezes, que é para reforçar a dose.
No meu tempo, “líder da resistência” lutava contra a arbitrariedade do poder, correndo riscos pessoais para tanto. Nelson Mandela passou quase três décadas na prisão por defender uma mudança de regime. Willman Mendoza, dissidente cubano, morreu na prisão após uma greve de fome. Alexei Navalny, líder opositor de Putin, foi envenenado, preso, e morreu na prisão sob circunstâncias suspeitas.
Nelson Mandela era um líder da resistência.
Willman.Mendoza era um líder da resistência.
Alexei Navalny era um líder da resistência.
“Resistência” só faz sentido quando se refere ao poder. Por óbvio, ninguém que detenha os instrumentos de poder precisa resistir. Na verdade, é o oposto: precisa ser contido para não abusar desses instrumentos.
Frequentemente se aponta de “corajosa” a ação de Moraes. Quem tem o poder não precisa de coragem. Em realidade, quem tem o poder precisa tomar cuidado para não exercer a covardia de submeter aos seus desígnios os que não têm poder. Que o diga a família achacada pelo entrevero no aeroporto de Roma.
Alexandre de Moraes somente agora começa a pagar algum custo pessoal, pela aplicação da lei Magnistky. O que, vamos combinar, é bem mais leve do que apodrecer nos calabouços do regime. O ministro conta com seguranças e o avião da FAB à sua disposição para assistir aos jogos de seu time de coração. Bela resistência.
Na verdade, herói da resistência sou eu, que resisto e não desisto de ler a coluna da Cantanhêde.
Marcelo Guterman. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Economia e Finanças pelo Insper.
Moraes está visivelmente abalado. A "conta" está chegando... No polêmico livro "Supremo Silêncio", toda a perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Nessa obra estão todos os relatos de censura, prisões e estranhas ações do judiciário que o "sistema" quer esconder à todo custo. Mas, como ter esse livro na mão? Clique no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber
Veja a capa:
