Em poucos dias, STF condena 119 réus pelo 8 de janeiro

11/08/2025 às 13:45 Ler na área do assinante

O Supremo Tribunal Federal concluiu, em sessões virtuais realizadas entre junho e 5 de agosto, o julgamento de mais 119 réus envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Em todos os casos, prevaleceu o voto do relator Alexandre de Moraes, que considerou que os acusados participaram de um movimento organizado com a intenção de derrubar o governo eleito em 2022.

As condenações mais pesadas atingiram 41 réus apontados como invasores ou depredadores do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF, além de financiadores e articuladores logísticos do acampamento em Brasília. As penas variaram entre 12 e 17 anos de prisão: 20 condenados a 14 anos, dez a 17 anos, oito a 13 anos e seis meses, dois a 13 anos e oito meses, e um a 12 anos.

Outros 78 réus, acusados de crimes de menor gravidade, receberam penas de um ano de detenção substituídas por restrições de direitos, além de multa de dez salários mínimos por incitação ao crime. Oito deles, por descumprirem medidas cautelares como uso de tornozeleira eletrônica ou comparecimento periódico à Justiça, foram sentenciados a dois anos e cinco meses de prisão.

Segundo Moraes, a Procuradoria-Geral da República comprovou, por meio de mensagens, fotos, vídeos, imagens de câmeras de segurança, vestígios de DNA e depoimentos, que os réus agiram de forma coordenada. O relator enquadrou a conduta como “crime de autoria coletiva”, destacando que o acampamento em frente ao QG do Exército tinha estrutura e divisão de tarefas, incitava outros a cometer crimes e incentivava a animosidade contra as instituições.

Todos os condenados terão de pagar indenizações por danos morais coletivos: R$ 5 milhões, divididos entre os autores de crimes menos graves, e pelo menos R$ 30 milhões, compartilhados entre os condenados por crimes graves, independentemente do tempo de pena. Moraes ressaltou que mais de 500 acusados em situação semelhante firmaram acordos de não persecução penal, evitando condenações formais.

Com o trânsito em julgado, os sentenciados deixam de ser réus primários, mesmo nos casos em que a pena de prisão foi substituída por medidas alternativas.

Chegou a hora da anistia! Penas absurdas foram impostas a réus pelo 8 de janeiro. Recentemente, todos os detalhes, relatos e revelações sobre esse fatídico acontecimento estão no livro "08 DE JANEIRO - SEGREDOS E BASTIDORES". A obra mostra detalhes e segredos que não foram revelados ao público. Expõe como tudo teve início culminando nos três dias mais importantes de todo o imbróglio: 07, 08 e 09 de janeiro. No documento estão dados e relatos sobre o polêmico ginásio para onde os presos foram levados, a prisão de Anderson Torres, a “minuta do golpe”, o "alvo" nas costas do ex-presidente Jair Bolsonaro, a Operação Lesa Pátria e ainda mostra as estranhas ações do General G.Dias antes, durante e depois dos atos. 

Você não pode perder! Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/08-de-janeiro-segredos-e-bastidores

Vale a pena o investimento!

da Redação
Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Messenger

Receba as notícias do dia no Messenger

Receber notícias

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir

Truth

Siga-nos no Truth

Seguir