
Um dos maiores jornais do mundo acusa STF de “golpe” e detona atuação de Moraes
11/08/2025 às 18:01 Ler na área do assinante
O jornal norte-americano The Wall Street Journal publicou neste domingo (10) um artigo assinado pela colunista Mary Anastasia O’Grady que acusa o Supremo Tribunal Federal (STF) de ter “dado um golpe de Estado” no Brasil e de agir com “viés político, autoritário e antidemocrático”. O texto aponta diretamente a atuação do ministro Alexandre de Moraes como símbolo do que considera ser uma distorção das funções constitucionais da Corte.
O’Grady compara a atual situação brasileira a regimes como o de Hugo Chávez na Venezuela, argumentando que ditadores costumam começar controlando instituições para, depois, perseguir opositores. Entre os exemplos citados, está o Inquérito das Fake News, instaurado pelo próprio STF em 2019, no qual a Corte acumulou papéis de acusador, investigador e julgador. Para a colunista, isso feriu o direito dos brasileiros de serem processados em instâncias locais e estaduais.
O artigo sustenta que o Supremo tem censurado críticos e prendido adversários políticos “sem nenhum controle externo”, e contrasta a decisão de anular, em 2021, a condenação de Lula por corrupção com a atual condição de réu do ex-presidente Jair Bolsonaro. O texto também minimiza a gravidade dos eventos de 8 de janeiro de 2023, afirmando que a maioria dos presentes era composta por “marginais de tênis” e que “nenhum soldado deixou as instalações militares”.
A publicação afirma que “não importa o que se pense de Bolsonaro, está claro que a política tomou conta da Corte” e menciona que senadores da direita tentam reunir votos para abrir processo de impeachment contra Moraes. Segundo O’Grady, “as elites estão começando a reclamar dos juízes embriagados de poder”.
Está mais do que claro que o IMPEACHMENT e SANÇÕES contra Moraes podem ser o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição que atinge o Brasil. A liberdade do ex-presidente Bolsonaro já foi surrupiada. Querem esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil.
O livro, que na verdade é um "documento", já se transformou em um arquivo histórico, devido ao seu corajoso conteúdo. São descritas todas as manobras do "sistema" para trazer o ex-presidiário Lula de volta ao poder, os acontecimentos que desencadearam na perseguição contra Bolsonaro e todas as 'tramoias' da esquerda. Eleição, prisões, mídia, censura, perseguição, manipulação e muito mais... Está tudo documentado. Obviamente, esse livro está na "mira" da censura e não se sabe até quando estará a disposição do povo brasileiro... Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:
