Gilmar faz campanha por novo ministro no STF na vaga de Barroso

16/08/2025 às 07:10 Ler na área do assinante

O ministro Gilmar Mendes, integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), manifestou abertamente sua preferência pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) em uma eventual sucessão na Corte. 

A declaração ganhou destaque em meio a especulações de que o atual presidente do STF, Luís Roberto Barroso, teria sinalizado ao presidente Lula (PT) a intenção de antecipar sua aposentadoria — movimento criticado por opositores como uma forma de “abandonar o barco antes do naufrágio”, em referência às pressões externas sobre a atuação do tribunal.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Gilmar afirmou que “a Corte precisa de pessoas corajosas e preparadas juridicamente”, acrescentando ainda que “o STF é jogo para adultos”. O ministro tem intensificado sua articulação política e, em tom de campanha, declarou:

“O senador Pacheco é o nosso candidato”, evidenciando que não está sozinho em sua defesa do nome do parlamentar.

Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado e próximo de setores ligados ao governo federal, foi questionado sobre a possibilidade de ser indicado ao STF. De maneira evasiva, respondeu apenas:

“Sou tímido.”

A eventual indicação de Pacheco é vista por analistas como estratégica, dado seu alinhamento com Lula e com atores relevantes do campo político de esquerda, o que reforça o peso de seu nome no cenário de futuras escolhas para a Suprema Corte.

Moraes está visivelmente abalado. A "conta" está chegando... No polêmico livro "Supremo Silêncio"toda a perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Nessa obra estão todos os relatos de censura, prisões e estranhas ações do judiciário que o "sistema" quer esconder à todo custo. Mas, como ter esse livro na mão? Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber

Veja a capa:

da Redação
Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Messenger

Receba as notícias do dia no Messenger

Receber notícias

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir

Truth

Siga-nos no Truth

Seguir