Ao vivo na Globo, Felca se manifesta pela primeira vez após denúncia que chocou o país (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

O youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, quebrou o silêncio em rede nacional sobre a repercussão de seu vídeo-denúncia contra a adultização e a exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. A entrevista foi ao ar no sábado (16), no programa Altas Horas, da TV Globo.

No material publicado em 6 de agosto, que já soma mais de 44 milhões de visualizações no YouTube, Felca apontou o influenciador Hytalo Santos como responsável por expor e explorar menores em conteúdos digitais. Desde sexta-feira (15), Hytalo e seu marido estão presos preventivamente.

Durante a conversa com Serginho Groisman, Felca reforçou que o ambiente virtual não é adequado para crianças atuarem como produtoras de conteúdo.

“Criança não deve produzir conteúdo na internet. Internet é um ambiente para adultos […] A exposição não é algo fácil de lidar, vem com críticas, às vezes com um assédio e criança não está preparada para receber qualquer tipo dessas coisas”, afirmou.

O youtuber também destacou a importância da presença ativa dos pais ou responsáveis no acompanhamento do que os filhos consomem online. Segundo ele, a transição entre conteúdos inofensivos e materiais impróprios acontece com facilidade:

“É muito fácil a criança sair de uma animação divertida para um conteúdo não apropriado. É muito fácil isso acontecer, é um movimento que acontece muitas vezes.”

Felca ainda defendeu que, quando não houver condições de monitorar o uso, o bloqueio das redes sociais pode ser uma alternativa.

“Se você enquanto pai tiver a capacidade de supervisionar o seu filho com 10, 11, 12 anos, ele pode consumir de forma moderada, na minha opinião. Mas se você não tem a capacidade, se você não consegue ser um pai presente, se você trabalha muito, às vezes tem muitas ocupações e tudo mais, na minha opinião, bloqueio [das redes].”

Ao comentar a dimensão do vídeo, Felca comemorou o impacto social da denúncia e afirmou que a causa é mais importante do que sua própria imagem:

“Eu fico muito feliz porque não é sobre mim, não é sobre eu como pessoa. É sobre a causa mesmo.”

Ele revelou ainda ter recebido registros de pessoas assistindo ao conteúdo em celulares dentro de ônibus e metrôs, o que reforça, segundo ele, a relevância do debate.

A repercussão foi tão grande que o caso chegou a ser mencionado no Congresso Nacional, ampliando a discussão sobre os riscos da exposição precoce de crianças e adolescentes no ambiente digital.

Você, leitor do JCO, tem visto o levante dos EUA que atingiu em cheio o ministro Alexandre de Moraes? A perseguição que deve chegar ao fim já foi sofrida pelo próprio JCO. Foi devastador! Sobrevivemos graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra forma de você apoiar o JCO é comprando um livro! Temos muitas opções! Livros sobre o STF, Lula, eleições, 8 de janeiro e muito mais. A partir de R$ 19,90. Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/08-de-janeiro-segredos-e-bastidores

O próprio Bolsonaro já conhece alguns de nossos livros:

SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!

da Redação