Livre, Uribe agradece solidariedade e promete lutar pela liberdade do povo colombiano
20/08/2025 às 05:54 Ler na área do assinanteO Tribunal Superior do Distrito Judiciário de Bogotá ordenou nesta terça-feira (19) a libertação imediata do ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe Vélez.
A Sala de Decisão Penal do Tribunal decidiu “amparar o direito fundamental à liberdade individual do cidadão Álvaro Uribe Vélez” e anulou a decisão da juíza Sandra Heredia, do 44º Juizado Penal do Circuito de Bogotá.
Uribe, fundador e líder do partido de direita Centro Democrático, tornou-se em 1º de agosto o primeiro ex-presidente colombiano a ser condenado criminalmente, depois que Sandra Heredia o considerou culpado pelos crimes de suborno em atuação penal e fraude processual no chamado “julgamento do século” na Colômbia, um caso que o próprio Uribe iniciou em 2012.
A decisão aponta que na apelação foram questionados vários comentários e decisões do processo que “supostamente revelam que a juíza e a promotoria agiram com parcialidade, abuso de funções, desrespeito, defendendo interesses políticos e ideológicos, e com aversão ao cidadão e ex-presidente processado”.
Esse caso começou há 13 anos, quando Uribe, hoje com 73 anos, processou na Corte Suprema de Justiça o congressista de esquerda Iván Cepeda por suposta manipulação de testemunhas. Na época, Cepeda preparava uma denúncia no Senado contra Uribe por supostos vínculos com grupos paramilitares.
Ao contrário do que Uribe imaginou, a Corte decidiu não investigar Cepeda e, em vez disso, abriu um processo contra o ex-presidente por supostamente manipular testemunhas para que não depusessem contra ele.
Livre, Álvaro Uribe agradeceu aos compatriotas pelas manifestações de apoio. Em postagem nas redes sociais, Uribe afirmou que dedicará cada minuto de sua liberdade à “liberdade da Colômbia”.
Você, leitor do JCO, tem visto o levante dos EUA que atingiu em cheio o ministro Alexandre de Moraes? A perseguição que deve chegar ao fim já foi sofrida pelo próprio JCO. Foi devastador! Sobrevivemos graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Outra forma de você apoiar o JCO é comprando um livro! Temos muitas opções! Livros sobre o STF, Lula, eleições, 8 de janeiro e muito mais. A partir de R$ 19,90. Basta clicar no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/08-de-janeiro-segredos-e-bastidores
O próprio Bolsonaro já conhece alguns de nossos livros:
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!