Cai a máscara do escritor americano

Ler na área do assinante

O mesmo Steven Levitsky que, em seu livro, usa a Venezuela como exemplo de “erosão democrática” — descrevendo como Hugo Chávez, eleito pelo voto popular, minou as instituições por dentro, cooptou o Judiciário, perseguiu opositores e manipulou regras eleitorais — agora posa sorridente ao lado de Lula, como se estivesse diante de um exemplo de vitalidade democrática.

A ironia é gritante:

No Brasil de hoje, opositores são presos por opiniões, a censura é imposta por decisões secretas, a Justiça Eleitoral atua como polícia política e o Supremo concentra poderes típicos de regimes autoritários.

Todos esses elementos — perseguição política, supressão da oposição e uso “legalista” do aparato estatal para sufocar adversários — estão na própria lista de sintomas que Levitsky define como sinais da morte de uma democracia.

Pior: Lula e seu partido tiveram papel FUNDAMENTAL não apenas na ascensão de Chávez ao poder, mas também na manutenção do regime venezuelano até hoje, chegando ao ponto de financiar o chavismo com empréstimos do BNDES que alimentaram esquemas de desvio de recursos, usados em campanhas de Maduro, segundo delação dos marqueteiros que trabalharam para Lula e Maduro.

Tanto Chávez quanto Lula reconheceram que o Foro de São Paulo — entidade criada por Lula e Fidel Castro — esteve por trás da criação e sustentação do regime venezuelano. O próprio Foro atua há décadas para instalar ditaduras socialistas na América Latina.

O PT continua apoiando o regime venezuelano, mesmo com o reconhecimento internacional sobre a fraude produzida nas últimas eleições, e as sistemáticas violações aos direitos humanos promovidas pelo regime.

Ou seja: segundo o próprio método de análise que ele escreveu, o Brasil de 2025 se parece muito mais com o caso venezuelano que ele critica… mas, por afinidade ideológica, ele prefere aplaudir o governo que protagoniza essa erosão.

Talvez seja hora de escrever um novo capítulo: Como as Democracias Morrem… com o Apoio de Quem Afirma Defendê-las.

Leandro Ruschel.

O desespero é geral!

Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Veja a capa:

Neste livro, são enfatizados alguns pontos da vida do petista Luiz Inácio Lula da Silva que a esquerda sempre tentou apagar. Sua derrocada é realidade! Aproveite enquanto é tempo e adquira esse livro no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-homem-mais-desonesto-do-brasil-a-verdadeira-face-d...

Vale a pena o investimento!

da Redação