
Estranhamente, PGR quer novo relator para casos do INSS
22/08/2025 às 06:03 Ler na área do assinante
A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou que as investigações sobre fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) saiam da relatoria do ministro Dias Toffoli no Supremo Tribunal Federal (STF).
O parecer foi enviado ao presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, responsável por decidir se haverá sorteio de um novo relator para os casos.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, argumenta que o fato de Toffoli ser relator da ação do governo sobre o ressarcimento às vítimas não implica que ele deva conduzir as investigações criminais.
O parecer, solicitado pelo próprio Toffoli em junho, chegou à Corte apenas na segunda-feira (18) e não analisa o mérito das apurações, concentrando-se apenas na questão da relatoria.
A expectativa é de que, caso o sorteio seja determinado, parte das investigações permaneça no STF, sem retornar às instâncias inferiores. Em junho, Toffoli havia solicitado à Polícia Federal que enviasse ao seu gabinete todas as apurações abertas no país sobre descontos associativos feitos sem autorização de aposentados e pensionistas.
André Mendonça era o juiz prevento no caso, mas teve a relatoria tomada por Dias Toffoli, com apoio de Luís Roberto Barroso. As decisões de Toffoli vêm enfraquecendo a investigação sobre o escândalo.
Segundo auxiliares do ministro, o objetivo era evitar a “despadronização” das respostas de diferentes comarcas em processos que tratam do mesmo tema.
Embora não tenha sido emitida ordem formal para paralisar as investigações, a prática gerou uma cautela nas instâncias inferiores, que temeram que provas pudessem ser anuladas devido à suposta falta de competência.
Moraes está visivelmente abalado. A "conta" está chegando... No polêmico livro "Supremo Silêncio", toda a perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Nessa obra estão todos os relatos de censura, prisões e estranhas ações do judiciário que o "sistema" quer esconder à todo custo. Mas, como ter esse livro na mão? Clique no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber
Veja a capa:
