O brasileiro aprendeu a ler nas entrelinhas e nos espaços vazios de mensagens

23/08/2025 às 21:40 Ler na área do assinante

O brasileiro está careca (sem trocadilho, por favor) de saber o que está por trás da atuação das autoridades políticas, autoridades do judiciário, dos políticos em geral e da imprensa militante.

Todo mundo sabe que verdades são subentendidas nos interesses escusos e oportunistas marginais, e apesar de sintomaticamente compreendidas, são omitidas, subvertidas e distorcidas, e ainda varridas para debaixo de um tapete estendido num mundo esquecido. O povo é subjugado, mas o que vale no país é o que é dito ou escrito, com a realidade sendo escorraçada para o lixo.

Ao mesmo tempo, sabemos dos movimentos das peças no tabuleiro, mas na prática, não há o que fazer contra desmandos, injustiças e covardias. Elas acontecem e ponto final.

Neste pequeno trecho acima, todos os envolvidos, sejam eles os protagonistas ou as vítimas, entendem perfeitamente o que está nas entrelinhas, inclusive, independente de seu espectro político .

Agora vamos exercitar a mente, interpretando espaços vazios de textos. Verá que é similar à capacidade do nosso cérebro de ler textos inteiros, msemo qeu estjeam cmo as lteras ebmarlahadas. Esse processo é capaz de enganar até algoritmos, e até o u5o de núm3r0s m1s7ur4d0s ´4s l3tr4s, 4 c0mpr33nsã0 é igu41.

Tanto espaços vazios num texto, quanto o embaralhamento e mistura de letras e números, são compreendidos, porque fazem parte do contexto daquilo que queremos transmitir.

Então, quando escrevemos algo que é “proibido” ou censurado, não adianta, a compreensão é perfeita. Na verdade e na prática, não valem nada, mas é possível trabalhar com essa leitura e entendimento, quando elas se tornam um mundo coletivo, pois, objetivamente, nos dão consciência e segurança para nosso juízo e reações. A verdade salta do subjetivo para o real. 

Vejam alguns exemplos:

* Desde 2020, motivadas por más intenções, muitas …….. ocorreram na …………. por causa das …………… impostas pelo … com a ajuda da ………., comandados por sistema maléfico que impera no mundo. Neste contexto, veio a …………., amparada por uma polêmica “………..”, e outra opção, a ………….., salvaria muitas vidas, mas foi criminalizada.
* Medidas políticas e judiciais, sempre …………, fizeram do  … e do …, os protagonistas  e centro das atenções na disputa eleitoral, especialmente na presidencial, sempre com o respaldo da ………. militante, com o uso de decisões ………………… e das malfadadas ….. ……………, ensejando dúvidas quanto a legalidade do processo eleitoral em 2022, conhecidas popularmente como ………..
* O ……. e seus membros, especialmente, o ………….. , usou de subterfúgios jurídicos incompreensíveis aos olhos da lei, tirando um reconhecido ……… da …….., condenado por três instâncias, por nove juízes, e ainda o alçou à cadeira ……………. do Brasil. 

O óbvio nunca foi tão castigado pela indecência!

A ética nunca foi tão humilhada pela pouca-vergonha!

A moralidade nunca foi tão desmoralizada pelo mau-caráter!

A verdade nunca foi tão ridicularizada pelo farsante!

Alexandre Siqueira

Jornalista independente - Colunista Jornal da Cidade Online - Autor dos livros Perdeu, Mané! e Jornalismo: a um passo do abismo..., da série Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Visite:
  http://livrariafactus.com.br

Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Messenger

Receba as notícias do dia no Messenger

Receber notícias

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir

Truth

Siga-nos no Truth

Seguir