

“A manipulação é a arma mais sutil usada pelas pessoas más para que possam chegar ao fim planejado. Pois tudo o que é feito tem cara de bondade e amor”. (Irio Edemar Genz).
Uma análise sobre a artimanha do Sistema Totalitário instalado pelo STF na Terra dos Papagaios para enganar os brasileiros incautos e convencê-los de que vivem numa democracia.
Começo com os diferentes significados da palavra estratagema: artifício, artimanha, ardil, armação, tramoia, embuste, cilada, esparrela, engenho, logro, conto, laço, emboscada, ratoeira, arriosca, engano, embrulho.
Tentando se livrar da enrascada em que se meteram contra os EUA, por pura burrice, soberba ou arrogância, o STF junto com o Presidente analfabeto armaram uma emboscada, se você quiser escolha outra palavra da relação acima, ao povo brasileiro, com intuito de se livrarem da culpa e imputarem a qualquer um outro a responsabilidade pelo que fizeram.
Toda ratoeira possui uma isca. O engodo foi criteriosamente selecionado e colocado na base da armadilha. Não era um alimento, era uma palavra:
“Soberania”.
A mola foi esticada. O petisco foi apresentado ao povo faminto pelos diferentes órgãos de comunicação aliados ao governo. A isca foi saboreada, estava com um confeito maravilhoso, cheio de outros petiscos-palavras, tais como: “poder e autoridade”; “o Brasil é nosso e nele nós mandamos”; “mostraremos nosso poder e nossa força contra os inimigos externos”; “somos superiores”; “somos independentes”; “temos autonomia”; “administramos o que é nosso”; “somos uma democracia”; “aqui imperialistas não mandam”. “É inaceitável que qualquer país estrangeiro interfira no Brasil”. “Nossa nação não é subordinada a ninguém”. “O Brasil é soberano”.
Embutidos no meio de todo esse palavreado oco estavam os que verdadeiramente mandam: Moraes, do grupo que descondenou Lula, e o subserviente Lula que lambe os pés do STF, pois se não fizer isso voltará para cadeia. Escondidos atrás dos dois a maioria dos deputados e Senadores.
A armadilha foi disparada. A propaganda maciça lançada na internet, no rádio, na televisão desceu pela garganta da gentalha e se instalou em seu cérebro.
Sucesso! O povo mordeu a isca! O condenado-descondenado a 12 anos de cadeia, segundo as pesquisas encomendadas pelos que arquitetaram o engodo está em primeiro lugar na preferência do povo.
Pesquisas! Pesquisas! Pesquisas! Saudaram os arquitetos do embuste.
É o novo salvador da pátria. É o pobre analfabeto que veio do interior do sertão nordestino puxando uma cachorrinha, agora transvestido de cruzado cheio de ideais, lutando contra o poder do Império.
É Davi lutando contra Golias!
“Soberania”!
Mas qual é a verdade de tudo isso? Vejamos os fatos escondidos do povo incauto que saboreia a palavra “Soberania”:
- O Brasil não constava na lista do tarifaço. Sequer era cogitado. Mas Lula, o salvador dos brasileiros ineptos, sacaneava Trump: chamava de ditador o presidente americano, de rei do mundo, inventou de criar outra moeda para substituir o dólar, os petistas que o apoiam queimaram a bandeira dos EUA. Não satisfeito, Lula chamou os associados dos Brics, constituídos por ditadores, para ajudá-lo a insultar Trump.
Até que Trump perdeu a paciência e tarifou o Brasil.
Quem é o culpado? Lula.
O Brasil está perdendo bilhões.
Quem é o culpado? Lula.
Mas a propaganda Lulista/STF afirma que o culpado é Eduardo Bolsonaro e Jair Bolsonaro. O primeiro é um simples deputado, entre 513 deputados federais, que Moraes quer prender e foi pedir ajuda aos EUA e o outro é um ex-presidente que já está preso antes de ser condenado. Que poder esses dois possuem?
Mas a imprensa vendida afirma que eles são dois gigantes malvados que querem destruir o Brasil. Seu poder de destruição é incomensurável, portanto todos os brasileiros devem se insurgir contra essa tentativa de impor ao país o status de uma república de segunda categoria.
- “O Brasil é soberano, cuida de seus próprios assuntos e não admite interferências externas em sua jurisdição”. (Marcus Vinícius Furtado Coelho -Presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB).
Só pra contrariar, Trump disse que Lula poderia telefonar quando quisesse para resolver o problema.
O que fez o lambanceiro Lula? Gritou aos sete ventos que não ia se humilhar negociando! Afinal, Lula imagina que é o grande chefe! Mas nem um chefe grande ele é. É tão somente um nordestino sem cultura, um ser com a cabeça chata, com o cérebro embrutecido pela cachaça, é uma daquelas coisas inexplicáveis que acontecem no mundo e que pelas ondas tortuosas do destino alcançou o cargo de presidente.
Então Moraes entrou no jogo. É o todo poderoso da nação. Eis um pequeno detalhe sobre Moraes e não é de interferência externa, a manchete é do Poder360 e data de 26 de julho de 2025:
- “Já são 70 os pedidos de impeachment contra ministros do STF.
Alexandre de Moraes puxa a fila, com 29 requerimentos; processos só andam com autorização do presidente do Senado, mas Davi Alcolumbre é contra.
O presidente do Supremo, Roberto Barroso, aparece em seguida, com 19 pedidos de destituição. Gilmar Mendes (7), Dias Toffoli (4), Edson Fachin (4), Flávio Dino (3), Carmen Lúcia (3) e Luiz Fux (2) completam a lista.
Dos 11 ministros que compõem o tribunal atualmente, só 3 não têm pedidos de impeachment contra si: André Mendonça, Nunes Marques e Cristiano Zanin.
O levantamento do Poder360 considera os pedidos apresentados a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ainda em seu 1º mandato à frente do Senado, arquivou todas as ações de impeachment contra ministros do STF que tramitavam na Casa.
Em 2025, Alexandre de Moraes é o maior alvo. Há 29 pedidos de impeachment contra o ministro pendentes de análise - o equivalente a 41% das representações em tramitação contra integrantes da Corte”.
Esse é o sujeito que fala em soberania. Deveria ser afastado, julgado e se condenado, preso, como ele faz com qualquer um, dependendo de sua vontade.
A OAB ao invés de pedir o afastamento de Moraes fala em “Soberania”.
Lula abraçado com Moraes, com a OAB, com a imprensa vendida, fala em “Soberania”. Seu governo é um desastre econômico, social e político inegável. Em seus 3 mandatos aconteceram escândalos de todos os tipos: mensalão, petrolão, compra de apoio parlamentar com recursos desviados dos cofres públicos, assalto aos aposentados...
E, cinicamente, toda essa gente que governa e assalta a nação convida, incita, pede, atiça os brasileiros contra os EUA.
Como os brasileiros não reagem contra Moraes e Lula, os EUA, berço da liberdade, puniu o STF com sanções e Moraes com a lei Magnitsky. Eis a nota da Embaixada Americana e o porquê de Moraes ser punido:
- “Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil
Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, 30 Julho, 2025.
Declaração Oficial
Hoje, os Estados Unidos estão sancionando o ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, por graves violações de direitos humanos, incluindo detenções arbitrárias com flagrantes negações de garantias de um julgamento justo e violações à liberdade de expressão.
Moraes abusou de sua autoridade ao se engajar em um esforço direcionado e politicamente motivado para silenciar críticos políticos, por meio da emissão de ordens sigilosas que obrigaram plataformas on-line, incluindo empresas americanas de mídias sociais, a banir as contas de indivíduos por publicarem discursos protegidos. Moraes também abusou de sua posição ao autorizar detenções preventivas injustas e enfraquecer a liberdade de expressão.
Moraes está sendo designado de acordo com a Ordem Executiva 13818, que se baseia e implementa a Lei Global Magnitsky de Responsabilização pelos Direitos Humanos.
Os EUA utilizarão todos os instrumentos apropriados e eficazes no campo diplomático, político e legal para defender a liberdade de expressão dos americanos diante das tentativas de enfraquecimento por parte de atores estrangeiros maléficos como Moraes”.
Moraes, perante o mundo democrático, é um abusador dos direitos humanos!
É uma vergonha para a nação brasileira!
Então Moraes chamou Dino e ele também entrou no jogo e o Brasil perdeu mais alguns bilhões. Eis a manchete da Gazeta do Povo, 20/08/2025.
- “Decisão de Dino protege Moraes e causa prejuízo bilionário a bancos e investidores. (R$ 41,9 bilhões).
Em uma manobra que colocou os interesses políticos de um membro do Supremo Tribunal Federal acima da saúde econômica do país, o ministro Flávio Dino provocou um verdadeiro terremoto no mercado financeiro. Sua decisão de limitar a aplicação de leis estrangeiras no Brasil, amplamente interpretada como uma tentativa desesperada de blindar Alexandre de Moraes das sanções da Lei Magnitsky, fez os maiores bancos do país perderem assustadores R$ 41,9 bilhões em valor de mercado em um único dia”.
Depois de causar o prejuízo monumental, o comunista Dino ironizou pelos jornais:
- “Não sabia que eu era tão poderoso”.
É brincadeira isso?
De um lado, Lula não negocia porque é humilhante negociar. O Brasil perde bilhões. De outro lado, um ministro abusador dos direitos humanos é blindado por outro ministro que se diz comunista. O Brasil perde bilhões.
Ninguém é culpado.
Todos deveriam ser punidos pelo que fizeram, mas na Terra dos Papagaios os que cometem crimes contra o povo que paga impostos, posam de heróis e ainda falam em “Soberania”.
- “A decisão de Dino, tomada sob a justificativa de soberania, na prática cria um ambiente de insegurança jurídica sem precedentes, colocando as instituições financeiras em um beco sem saída: desobedecer a ordens internacionais e arriscar pesadas retaliações ou consultar o STF, um órgão cada vez mais visto como político e parcial, para cada movimentação”.
Prejuízos e mais prejuízos! E tome “Soberania”! Tome propaganda mentirosa! E tome conversa fiada com intuito de colocar a culpa em quem não tem!
- “Em vez de defender os princípios democráticos e a economia brasileira, o governo Lula, através de seu ex-ministro agora no STF, escolheu proteger um de seus aliados no poder, mesmo que o custo seja a desestabilização do sistema financeiro nacional e o prejuízo de milhares de investidores e acionistas. O mercado reagiu com o único linguagem que entende: retirando investimentos e sinalizando clara desconfiança em um Judiciário que opera em função de agendas políticas e não do Estado de Direito”.
“Soberania”! Gritam os alienados que vivem no Brasil, “Soberania”!
Na Terra dos Papagaios, o diabo veste toga, reza uma missa negra e é adorado pelo presidente pinguço, pela OAB, pela maioria dos Deputados e Senadores, pela imprensa vendida, “artistas” de meia-tigela e carrapatos de todos os tipos, todos os dias, pela manhã, meio-dia e à noite incentivando os brasileiros contra os Americanos, que estão protegendo os brasileiros dos assaltantes, dos abusadores dos direitos humanos e daqueles que rasgam a Constituição.
Mais uma vez o povo, além de arcar com os prejuízos, sofrerá com as injustiças perpetradas por aqueles que se dizem divinos e vão recivilizar o Brasil.
Que lição vamos tirar de tudo isso?
Carlos Sampaio
Professor. Pós-graduação em “Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual”. Universidade Federal do Amazonas (UFAM)