Decisão sobre policiais dentro da casa de Bolsonaro está na mãos de Moraes
30/08/2025 às 08:00 Ler na área do assinanteO ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deverá decidir se autoriza ou não a presença permanente de agentes da Polícia Federal (PF) no interior da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar em Brasília.
O pedido foi apresentado pela PF em medida cautelar assinada pelo diretor-geral, Andrei Rodrigues. No documento, a corporação argumenta que, para “garantir a efetividade da medida (manutenção da prisão domiciliar)”, seria essencial manter uma equipe de policiais 24 horas por dia dentro da casa, ressaltando que já existem precedentes semelhantes.
Na sexta-feira (29), porém, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra a proposta. O procurador-geral, Paulo Gonet, afirmou não haver, no momento, justificativa para “soluções mais gravosas” além da prisão domiciliar, uma vez que não foi relatada nenhuma “situação crítica” no local.
Apesar disso, Gonet recomendou que policiais permaneçam de forma contínua na área externa descoberta da residência, solicitando ainda que Bolsonaro mantenha esse espaço livre de obstáculos, garantindo acesso imediato em caso de necessidade.
O procurador reconheceu a importância de adotar medidas que reduzam riscos de fuga, especialmente diante da proximidade do julgamento do ex-presidente. Ele citou investigações que apontaram um suposto pedido de asilo político na Argentina e destacou a proximidade de Bolsonaro com dirigentes estrangeiros, o que poderia facilitar um eventual refúgio em embaixadas.
“Diante do andamento regular do processo penal e da resistência demonstrada em aceitar as decisões judiciais, cresce a necessidade de atenção por parte das autoridades nacionais”, registrou Gonet em despacho.
Jair Bolsonaro será julgado em poucos dias pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Sob o comando do ministro Alexandre de Moraes, o julgamento parece já ter um resultado pronto. Triste e chocante realidade!
Justamente neste momento de tensão e ansiedade do povo brasileiro, acaba de ser lançado o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”, obra que promete impactar o "sistema" com revelações chocantes sobre uma verdadeira ameaça contra a liberdade de expressão e a democracia no Brasil.
Para ter esse documento histórico na palma da sua mão, clique no link abaixo:
Vale a pena o investimento. Veja a capa: