
Começa o desespero no Planalto diante da real possibilidade de novas sanções de Trump
01/09/2025 às 08:03 Ler na área do assinante
Com o início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro marcado para esta terça-feira (2), às 9h, na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), cresce dentro do governo Lula (PT) a apreensão quanto a possíveis sanções impostas pelos Estados Unidos, segundo apuração da CNN Brasil. O processo será relatado pelo ministro Alexandre de Moraes, que já foi alvo de punições do governo Donald Trump por meio da Lei Magnitsky.
O temor em Brasília é de que uma eventual condenação de Bolsonaro, principal liderança da direita no país, leve Washington a adotar medidas de retaliação contra autoridades brasileiras. Fontes diplomáticas reconhecem que o movimento poderia ampliar as tensões bilaterais em um momento já delicado para as relações comerciais.
Na semana passada, Lula autorizou o Itamaraty a acionar a Câmara de Comércio Exterior (Camex) para adotar medidas em resposta ao tarifaço de 50% imposto pelos EUA a setores estratégicos da economia nacional. A iniciativa busca aplicar a chamada Lei da Reciprocidade Econômica, permitindo ao Brasil retaliar com medidas equivalentes.
Ainda assim, o presidente e seus assessores admitem, nos bastidores, que enfrentar a maior potência econômica do mundo representa uma batalha desigual.
Nos bastidores do governo e entre analistas internacionais, circulam especulações sobre os formatos que as possíveis sanções poderiam assumir em caso de condenação de Bolsonaro. Não há consenso sobre quais setores seriam atingidos, mas há concordância quanto à intensidade das medidas: dificilmente seriam simbólicas ou de baixo impacto.
Sob o comando do ministro Alexandre de Moraes, o julgamento parece já ter um resultado pronto. Triste e chocante realidade!
Justamente neste momento de tensão e ansiedade do povo brasileiro, acaba de ser lançado o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”, obra que promete impactar o "sistema" com revelações chocantes sobre uma verdadeira ameaça contra a liberdade de expressão e a democracia no Brasil.
Para ter esse documento histórico na palma da sua mão, clique no link abaixo:
Vale a pena o investimento. Veja a capa:
