
CPMI vai judicializar se necessário para saber quem foram os senadores visitados pelo Careca do INSS
01/09/2025 às 21:31 Ler na área do assinante
Parlamentares da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS contestam parecer da Advocacia do Senado Federal que mantém sob sigilo informações sobre visitas do lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, à Casa legislativa. O colegiado agendou para quinta-feira (4) a votação de requerimentos relacionados ao tema.
A Advocacia do Senado, em documento assinado pelo advogado Marcelo Cheli de Lima no dia 28 de agosto, considerou inconstitucional a solicitação de informações sobre visitas a gabinetes parlamentares, classificando tais dados como de "caráter pessoal".
Integrantes da CPMI avaliam que, mesmo com a aprovação dos requerimentos, o Senado poderá negar acesso às informações sobre quais gabinetes o lobista visitou. Por isso, alguns membros defendem levar o caso ao STF para uma decisão definitiva.
O relator da CPMI, Alfredo Gaspar, destacou que o tema une parlamentares de diferentes espectros políticos e sugeriu ao presidente do colegiado, Carlos Viana (Podemos-MG), a votação dos requerimentos na próxima sessão.
Viana esclareceu que o parecer não representa uma decisão final.
"Parecer não é decisão final. O parecer simplesmente dá um entendimento que pode ser levado em consideração ou não. Mas esse parecer não nos impede de ter acesso aos registros de entrada deles na Casa e na própria Câmara dos Deputados. A questão das as visitas aos gabinetes, será fruto de discussão jurídica", explicou.
O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) classificou como "um absurdo completo negar a CPMI" o acesso aos registros.
Jair Bolsonaro será julgado em poucos dias pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Sob o comando do ministro Alexandre de Moraes, o julgamento parece já ter um resultado pronto. Triste e chocante realidade!
Justamente neste momento de tensão e ansiedade do povo brasileiro, acaba de ser lançado o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”, obra que promete impactar o "sistema" com revelações chocantes sobre uma verdadeira ameaça contra a liberdade de expressão e a democracia no Brasil.
Para ter esse documento histórico na palma da sua mão, clique no link abaixo:
Vale a pena o investimento. Veja a capa:
