
Mestre da música brasileira sofre infarto e morre
04/09/2025 às 14:53 Ler na área do assinante
A música brasileira, especialmente o estado de Minas Gerais, perdeu nesta quinta-feira (4) uma grande estrela, um mestre. Morreu o músico Célio Balona, aos 86 anos.
Pianista, tecladista, acordeonista, vibrafonista e compositor. Referência em Minas Gerais, o músico foi o terceiro a gravar ‘Garota de Ipanema’ e acompanhou Jair Rodrigues, Dorival Caymmi, Cauby Peixoto e Elizeth Cardoso.
A causa da morte foi um infarto sofrido na noite de quarta-feira (3). Ele foi levado ao hospital, mas sofreu outra parada cardíaca fulminante nesta quinta.
O velório acontece no Cemitério do Bonfim, na região Noroeste de Belo Horizonte, e o sepultamento será às 15h30.
Célio Balona Passos nasceu em Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata de Minas Gerais, em 17 de dezembro de 1938.
Filho de Lourival Passos, representante comercial que teve seis músicas gravadas por Luiz Gonzaga, e de Maria Balona Passos, costureira, se tornou músico, compositor e multi-instrumentista, começando a tocar profissionalmente aos 16 anos. Nos anos 1960, formou seu primeiro grupo, ao lado de Nivaldo Ornelas e Wagner Tiso.
Gravou vários discos, nos quais explorou diferentes estilos muscais, como o jazz e a Bossa Nova, e participou de festivais no Brasil e exterior.
Após um período de 10 anos morando em Florianópolis, onde desenvolveu seu talento como autor de trilhas para cinema, TV e dança, voltou a Belo Horizonte, onde seguiu gravando discos e realizando shows, além de atuar como músico de estúdio para vários artistas brasileiros.
Sua discografia inclui títulos como “Música 18 kilates” (1962), “Balona espetacular” (1966), “Balona bem bolado” (1967), “Um homem uma mulher” (1970), “Balona é o sucesso” (1974), “Garota de Ipanema” (1976), “Imagens” (1982), “Batuquerê” (1992), “Cantigas de roda para ouvir e sonhar” (2002), “Trilhas” (2005) e “Coletânea” (2006). Entre os filmes cujas trilhas sonoras têm sua assinatura figuram “Madre Paulina” (1991) e “Alumbramentos” (2002).
Você, leitor do JCO, tem visto o levante dos EUA que atingiu em cheio o ministro Alexandre de Moraes? A perseguição que deve chegar ao fim já foi sofrida pelo próprio JCO. Foi devastador! Sobrevivemos graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Outra forma de você apoiar o JCO é comprando um livro! Temos muitas opções! Livros sobre o STF, Lula, eleições, 8 de janeiro e muito mais. A partir de R$ 19,90. Basta clicar no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/08-de-janeiro-segredos-e-bastidores
O próprio Bolsonaro já conhece alguns de nossos livros:

SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!