Revelação sobre voto de Moraes pega todos de surpresa
06/09/2025 às 08:44 Ler na área do assinanteO ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF), deverá ler um voto com cerca de três horas de duração no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. A manifestação será dividida em dois momentos: primeiro, a análise das preliminares; em seguida, o exame do mérito.
Como relator das apurações sobre a tentativa de golpe de Estado, Moraes abrirá a sessão da próxima terça-feira, quando a Primeira Turma retoma o julgamento dos réus do “núcleo 1” da trama. Ao longo desta semana, a PGR e as defesas já realizaram suas sustentações orais; na sequência, começará a coleta de votos dos ministros, com expectativa de deliberação quanto à responsabilização dos acusados.
Na parte inicial, o ministro deve enfrentar os pedidos das defesas para encerrar o caso sem enfrentar o conteúdo — as chamadas preliminares, fase em que se discutem temas processuais como a competência do STF para julgar o caso e o acesso integral aos autos.
Outro ponto previsto nessa etapa é a delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. A validade do acordo, questionada pelas defesas desde o começo das investigações, tende a ser abordada antes do exame das condutas.
Superadas as questões preliminares, Moraes passará ao mérito. A expectativa é que faça um “raio-X” do processo, conectando as supostas provas reunidas para individualizar a autoria e a materialidade de cada crime atribuído aos réus.
Ainda não está claro se o relator já indicará agora as penas entendidas como cabíveis ou se a dosimetria — cálculo das penas — ficará para momento posterior, após os demais votos sobre o mérito.
Nos bastidores do tribunal, aguarda-se um voto com mensagens em defesa da soberania nacional e da independência do Poder Judiciário, com referências à ofensiva dos Estados Unidos diante do avanço da ação.
Depois de Moraes, a votação seguirá a ordem: Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por fim, Cristiano Zanin, presidente da Turma. As sessões estão previstas para terça, quarta, quinta e sexta-feiras da próxima semana.
Sob o comando do ministro Alexandre de Moraes, o julgamento de Bolsonaro parece já ter um resultado pronto. Triste e chocante realidade!
Justamente neste momento de tensão e ansiedade do povo brasileiro, acaba de ser lançado o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”, obra que promete impactar o "sistema" com revelações chocantes sobre uma verdadeira ameaça contra a liberdade de expressão e a democracia no Brasil.
Para ter esse documento histórico na palma da sua mão, clique no link abaixo:
Vale a pena o investimento. Veja a capa:
da Redação