Por postagem no “X”, comediante é cercado e preso ao desembarcar em aeroporto
07/09/2025 às 09:47 Ler na área do assinanteO comediante Graham Linehan foi cercado por cinco policiais e preso quando desembarcava do avião em Londres.
Seu crime: uma postagem no X.
Estou no Brasil e seria preso se repetisse a postagem. Quem quiser, pesquise. Ainda podemos acessar jornais ingleses e os site da BBC. Neles é possível descobrir qual foi o "crime" de Linehan, aqui dado por "hediondo".
Posso estar me arriscando, dizendo que Linehan foi preso por uma opinião. E certamente não posso dizer se concordo com a opinião dele sobre ... (uso os três pontinhos porque a mera menção a indivíduos ... pode ser vista como ...fobia).
Em 2023, último dado disponível, 12.183 prisões ocorreram no Reino Unido por crimes da seção 127 da lei de comunicação de 2003 ou da seção 1 da lei de comunicações maliciosas de 1988, que punem basicamente quem causa "ansiedade" a uma pessoa ou grupo por uma postagem na internet.
Não, o Reino Unido não está submetido a regime análogo ao de Stálin nem os internautas estão a ser enviados para campos de trabalho forçado na Sibéria. O próprio primeiro-ministro Starmer se diz contra exageros como a prisão de Linehan. Ademais, menos de 10% dos presos pelos crimes das seções acima citadas acabaram condenados.
Mas a esquerda que se importa com o que sempre importou para a esquerda (a desigualdade econômica) já se deu conta de que essas prisões são água para o moinho da direita. Ora, a opinião do senso comum sobre os ... não vai sofrer uma guinada a favor porque se prende quem diz algo sobre .... O contrário é muito mais provável. Pois nos sentimos em pleno regime de Stálin e, sim, liberdade de expressão é liberdade de expressão, ponto. Se nos cassam essa liberdade em nome da preocupação com a "ansiedade" dos hipersensíveis, podemos nos voltar politicamente contra quem nos cassa essa liberdade e até, embora nisso eu não concorde, contra os hipersensíveis.
Tiro no pé é o que se chama, como bem li em um artigo de um site bem "progressista", de esquerda, da Europa.
Aurélio Schommer
Membro do Conselho Curador na Fundação Cultural do Estado da Bahia - Funceb e Membro Titular no Conselho Estadual de Cultura da Bahia.