'Voto de Fux evidencia a nulidade do processo! Julgamento não resiste a uma análise técnica honesta', afirma Zucco

11/09/2025 às 07:13 Ler na área do assinante

O líder da oposição na Câmara, deputado Zucco (PL-RS), comemorou o posicionamento do ministro Luiz Fux durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). Para o parlamentar, a manifestação de Fux representou “um sopro de justiça e racionalidade diante de um processo viciado, conduzido com atropelos e arbitrariedades”.

Na sessão desta quarta-feira (10), Fux declarou que o STF não tem competência para julgar Bolsonaro e outros sete acusados de tentativa de golpe, já que nenhum deles possui foro privilegiado.

“Ele deixou claro o que já denunciamos inúmeras vezes: o Supremo Tribunal Federal não tem competência para julgar o ex-presidente Jair Bolsonaro e os demais réus da farsa golpista”, disse Zucco, em nota.

O deputado destacou ainda que Fux foi “didático” ao explicar que manter o julgamento na Corte configuraria um tribunal de exceção, incompatível com qualquer democracia. O ministro também apontou o cerceamento da defesa, classificado por ele como “brutal”, ao lembrar que foram entregues cerca de 70 terabytes de documentos às vésperas das oitivas, situação que inviabilizou a análise adequada por parte dos advogados.

A decisão do magistrado criou desconforto na Primeira Turma, onde ministros como Alexandre de Moraes e Flávio Dino já haviam se posicionado pela condenação. Segundo Zucco, o voto de Fux “evidencia a nulidade do processo desde a denúncia, tornando clara a falta de legitimidade e base legal desse julgamento”.

Para o deputado, a posição de Fux reforça a percepção de que Bolsonaro enfrenta uma perseguição política:

“Esse julgamento não resiste a uma análise técnica honesta. O que está em jogo é a tentativa de eliminar o maior líder da direita conservadora do Brasil”.

Em sua fala, o ministro concluiu:

“Concluo pela incompetência absoluta do STF para o julgamento deste processo, na medida em que os denunciados já haviam perdido os seus cargos. Em virtude dessa incompetência, impõe-se a declaração de nulidade de todos os atos decisórios praticados. Ela anula, portanto, o processo.”

Agora tudo mudou! O julgamento de Bolsonaro que parecia ter um resultado pronto, pode ter uma grande reviravolta. Surge uma nova realidade! Justamente neste momento acaba de ser lançado o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”, obra que promete impactar o "sistema" com revelações chocantes sobre uma verdadeira ameaça contra a liberdade de expressão e a democracia no Brasil.

Para ter esse documento histórico na palma da sua mão, clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/a-maquina-contra-o-homem-como-o-sistema-tentou-destr...

Vale a pena o investimento. Veja a capa: 

da Redação
Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Messenger

Receba as notícias do dia no Messenger

Receber notícias

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir

Truth

Siga-nos no Truth

Seguir