Lula responde Trump e novas sanções devem atingir o Brasil
12/09/2025 às 17:51 Ler na área do assinanteO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (11) que não vê motivo para temer possíveis sanções impostas pelos Estados Unidos contra o Brasil. Ele também disse que não pretende responder às críticas feitas pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.
As declarações foram dadas em entrevista ao Jornal da Band, um dia depois de Leavitt afirmar, em rede social, que Washington não hesitaria em usar a força para defender a liberdade de expressão no Brasil. Ao ser questionado sobre o assunto, Lula afirmou:
“Nós vamos tentar responder aos Estados Unidos na medida que eles vão falando, sabe, alguma coisa? Ontem, por exemplo, uma porta-voz falou uma bobagem. Eu não vou responder porta-voz. Eu não vou responder porta-voz. Não cabe a presidente da república responder a porta-voz”.
O petista reforçou que o Brasil deve ser tratado com respeito e rechaçou qualquer comparação com países politicamente frágeis:
“Mas obviamente que os Estados Unidos vai saber que não estão tratando com uma republiqueta de bananas. Não, não se torna preocupação porque eu não posso levar muito a sério a visão de um porta-voz”.
A fala de Leavitt ocorreu em meio a questionamentos sobre possíveis medidas norte-americanas caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fosse condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na quinta-feira (11), a 1ª Turma da Corte condenou Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado por liderar a tentativa de golpe de Estado em 2022.
Após a decisão, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, reforçou o tom crítico. Em publicação no X, ele afirmou que o governo americano “responderá adequadamente” à sentença, que classificou como “injusta”. Rubio também acusou o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, de promover “perseguições políticas”.
Está mais do que claro que o IMPEACHMENT e SANÇÕES contra Moraes podem ser o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição que atinge o Brasil. A liberdade do ex-presidente Bolsonaro já foi surrupiada. Querem esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil.
O livro, que na verdade é um "documento", já se transformou em um arquivo histórico, devido ao seu corajoso conteúdo. São descritas todas as manobras do "sistema" para trazer o ex-presidiário Lula de volta ao poder, os acontecimentos que desencadearam na perseguição contra Bolsonaro e todas as 'tramoias' da esquerda. Eleição, prisões, mídia, censura, perseguição, manipulação e muito mais... Está tudo documentado. Obviamente, esse livro está na "mira" da censura e não se sabe até quando estará a disposição do povo brasileiro... Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:
da Redação