
Esquerdista que comemorou morte de Charlie Kirk faz absurda “retratação”
13/09/2025 às 19:50 Ler na área do assinante
O historiador Eduardo Bueno, conhecido como Peninha, voltou às redes sociais neste sábado (13) para tentar se retratar, de forma parcial, após a repercussão negativa de um vídeo em que comemorava a morte do comentarista conservador norte-americano Charlie Kirk. O vídeo original havia sido removido do Instagram por violar regras da plataforma.
Em nova gravação publicada no perfil "Buenas Ideas", Peninha fez uma famigerada "retratação":
“Os deslizes e excessos eventualmente nos incitam e empurram, e não restam dúvidas que cometi. Estou aqui para fazer retratação seguida de poréns”, afirmou.
O escritor, no entanto, disse ser alvo de um “movimento orquestrado” por parte de parlamentares da “extrema direita, nociva e desprezível”, e argumentou que suas falas foram usadas como cortina de fumaça para desviar o foco da condenação de militares acusados de golpe de Estado.
Apesar do pedido de desculpas parcial, Bueno manteve o tom agressivo. Criticou os comentários recebidos em sua publicação original, classificando 80% deles como “absolutamente desprezíveis e horrorosos” e acusou os críticos de promoverem discurso de ódio. Ele também reafirmou seu desprezo pelo presidente Donald Trump, pelo senador Marco Rubio e, nas suas palavras, “pelo assassinado também”.
Peninha acrescentou que deveria ter escrito sobre Kirk como uma “criatura desprezível”, reiterando que o assassinato é sempre lamentável, mas comparou o comentarista a figuras históricas como Hitler e Stalin, ainda que em escala menor.
“O mundo sem a presença de certas pessoas é um lugar que fica melhor. E é um lugar que fica melhor com pessoas do meu tipo”, declarou.
No vídeo de retratação, ele também rejeitou os rótulos de “comunista” e “extrema esquerda”, alegando já ter feito críticas à esquerda em diferentes ocasiões.
O desespero é geral! Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Aproveite enquanto é tempo e adquira esse livro no link abaixo:
Veja a capa:
