Morre o maior ícone da música instrumental brasileira
13/09/2025 às 23:50 Ler na área do assinanteO compositor, arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal, morreu aos 89 anos neste sábado (13).
Hermeto tornou-se um ícone da música instrumental e foi vencedor de três Grammys latinos.
Considerado pelo americano Miles Davis (1926-1991) "o músico mais impressionante do mundo", Hermeto — três vezes vencedor do Grammy Latino — provou a viabilidade de se fazer música de alta elaboração rítmica, melódica e harmônica com panelas, chaleiras, regador, brinquedos infantis e até animais.
Autodidata e intuitivo, ele entrou na música aos 10 anos, quando aprendeu acordeom com o irmão, mas só começou a escrever partituras depois dos 41 anos. Hermeto morava em Bangu, na Zona Oeste carioca.
Um novo livro acaba de ser lançado “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação” mostra os segredos por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022 e traz à tona a esperança para um futuro melhor. O "sistema" treme! Para ter esse documento histórico na palma da sua mão, clique no link abaixo:
Veja a capa:
da Redação