Médico que elogiou assassino de Charlie Kirk pede desculpas após perder visto e emprego

Ler na área do assinante

Ricardo Jorge Vasconcelos Barbosa, neurocirurgião do Recife, teve seu visto para os Estados Unidos cancelado após publicar comentário elogioso ao assassinato do ativista conservador Charles Kirk. O médico escreveu no Instagram a mensagem:

"Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical".

O anúncio da proibição foi feito pelo vice-secretário de Estado americano, Christopher Landau, no sábado (13).

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) iniciou uma sindicância para investigar a conduta do profissional. Em comunicado, o órgão informou ter recebido uma denúncia "motivada por ampla repercussão nas redes sociais" e garantiu que "seguirá o rito processual previsto para a devida apuração do caso".

Neste domingo (14), ele emitiu um pedido de desculpas à família da vítima:

"Trata-se de uma colocação infeliz, fora de contexto e divulgada por pessoas alheias ao meu círculo. Peço desculpas à família enlutada e registro que montagens e sobreposições de imagens distorceram o conteúdo original, em nada condizindo com os princípios que sempre nortearam minha conduta pessoal e profissional: o respeito à vida e à ética", declarou.

O médico afirmou estar sofrendo ameaças após a repercussão do caso. Segundo ele, o conteúdo tem sido usado "por pessoas que estão ameaçando" sua família, incluindo esposa e irmãos.

"Muitas ameaças de morte. [...] Temos print de tudo. Todas as pessoas serão denunciadas", relatou.

Kirk, de 31 anos, foi assassinado enquanto discursava em um evento na Universidade de Utah Valley. O ativista conservador recebeu um tiro no pescoço. Tyler Robinson, de 22 anos, foi preso como principal suspeito do crime.

O FBI encontrou estojos de balas junto à arma do crime com frases como "Ei, fascista! PEGUE!"; "O Bella ciao, Bella ciao, Bella ciao, Ciao, ciao!"; e "Se você ler isso, você é GAY, kkkk".

Barbosa é formado pela Universidade Federal de Pernambuco e realizou residência no Hospital da Restauração, maior hospital público do Recife. Ele também participou de treinamentos em cirurgia na Dinamarca e atualmente trabalha no Hospital da Restauração e no Hospital Unimed III.

A Unimed informou que o caso será analisado "com máxima brevidade" em reunião extraordinária do Conselho de Administração da rede, que conta com 2.228 médicos cooperados.

"Por ser uma cooperativa, algumas medidas não podem ser tomadas de forma imediata, como no caso de empresas particulares. Serão adotadas as medidas cabíveis, à luz da legislação aplicável e das normas internas da cooperativa, diante de tão grave conduta, que repercutiu na classe médica e na sociedade", explicou a instituição.

O Cremepe ressaltou que "todas as sindicâncias instauradas pela autarquia tramitam sob sigilo", visando preservar "a lisura e a efetividade da investigação". A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia publicou nota de repúdio à postagem.

A clínica particular Recife Day Clinic anunciou o desligamento do neurocirurgião no sábado (13). 

"Temos como compromisso fundamental a ética médica, o respeito à vida, à diversidade de opiniões e ao acolhimento humano [...]. Diante da gravidade do ocorrido, comunicamos que o profissional em questão foi banido definitivamente das atividades no Recife Day Clinic", declarou a instituição.

O desespero é geral! Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva".  Aproveite enquanto é tempo e adquira esse livro no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-homem-mais-desonesto-do-brasil-a-verdadeira-face-d...

Veja a capa:

da Redação