Estranhamente, Moraes recua

Ler na área do assinante

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento de uma notícia-crime apresentada contra o senador Marcos do Val (Podemos). A decisão veio após parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que considerou o autor da ação, o advogado Benedito Silva Júnior, sem legitimidade para o pedido, além de destacar que os fatos narrados já estão sendo apurados em outro inquérito em andamento na Corte.

Na denúncia, o advogado acusava o parlamentar de ter pedido, em uma transmissão ao vivo, a “invasão” dos Estados Unidos no Brasil como forma de enfrentar o que chamou de “ditadura da toga”. Moraes acolheu o posicionamento da PGR e determinou o arquivamento, mas deixou aberta a possibilidade de reabertura do caso caso surjam novas provas.

A defesa de Marcos do Val reforça que suas manifestações estão protegidas pela imunidade parlamentar prevista no artigo 53 da Constituição Federal, que garante inviolabilidade por palavras, opiniões e votos. Já o STF e a PGR têm reiterado que esse dispositivo não abrange declarações que possam configurar incitação ao crime ou ameaças ao Estado Democrático de Direito.

Em outra frente, o senador teve um alívio nas medidas restritivas impostas anteriormente. No fim de agosto, Moraes atendeu a um pedido do Senado e suspendeu cautelares como o uso de tornozeleira eletrônica, o recolhimento noturno, a proibição de sair do Distrito Federal e a restrição de uso das redes sociais. Apesar disso, permanece a previsão de multa em caso de publicações com discurso de ódio ou ataques ao regime democrático.

O magistrado também determinou o desbloqueio das contas bancárias do parlamentar, incluindo salário, verbas de gabinete e investimentos pessoais.

Marcos do Val segue sendo investigado desde agosto de 2024 em um procedimento que apura suposta tentativa de obstrução de investigações sobre organização criminosa e incitação ao crime.

A "conta final" está chegando para Moraes... Quer saber do que realmente é capaz o ministro? No polêmico livro "Supremo Silêncio"toda a perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Nessa obra estão todos os relatos de censura, prisões e estranhas ações do judiciário que o "sistema" quer esconder à todo custo. Mas, como ter esse livro na mão? Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber

Veja a capa:

da Redação