
Depois de perder emprego e o visto, médico que celebrou morte de Charlie Kirk tenta se desculpar
15/09/2025 às 20:53 Ler na área do assinante
O neurocirurgião pernambucano Ricardo Jorge Barbosa pediu desculpas após a grande repercussão de uma postagem em que fez referência à morte do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk. A publicação resultou em sua demissão da Recife Day Clinic e na perda do visto para os Estados Unidos.
/span>
Em nota pública, o médico afirmou:
“Peço desculpas à família enlutada e registro que montagens e sobreposições de imagens distorceram o conteúdo original, em nada condizendo com os princípios que sempre nortearam minha conduta pessoal e profissional: o respeito à vida e à ética”.
Ele alegou ainda que sua frase foi retirada de contexto e que sua família vem recebendo ameaças de morte após a repercussão.
A mensagem polêmica publicada por Barbosa nas redes sociais foi interpretada como um “elogio” ao atirador de Kirk. Na ocasião, ele escreveu:
“Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”.
Após o caso, a Recife Day Clinic divulgou uma nota oficial destacando que as declarações eram de caráter pessoal e não representavam os valores da instituição. A clínica também informou que o médico foi “banido definitivamente” de suas funções, reiterando compromisso com a ética, o respeito à vida e a diversidade de opiniões.
O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE) abriu uma investigação para analisar a conduta do profissional. Enquanto isso, Barbosa afirmou reconhecer que sua colocação foi “infeliz” e destacou que não reflete seus princípios pessoais e profissionais.
Um novo livro acaba de ser lançado “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação” mostra os segredos por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022 e traz à tona a esperança para um futuro melhor. O "sistema" treme! Para ter esse documento histórico na palma da sua mão, clique no link abaixo:
Veja a capa:
