URGENTE: Bolsonaro tem anemia persistente e função renal alterada. Alta é incerta
17/09/2025 às 12:15 Ler na área do assinanteO ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está internado no Hospital DF Star, em Brasília, desde terça-feira (16) à tarde, com quadro de anemia persistente e função renal alterada. Ele deu entrada na unidade após apresentar "vômitos, tontura, queda da pressão arterial e pré-síncope", conforme boletim médico divulgado por Michelle Bolsonaro.
Bolsonaro chegou ao hospital às 16h10 "desidratado e com frequência cardíaca elevada". Exames detectaram "persistência de anemia e alteração da função renal, com elevação da creatinina". Uma ressonância magnética craniana foi realizada para investigar as tonturas, mas não identificou alterações agudas.
O deputado federal Evair de Melo (PP-ES) informou na noite de terça-feira que estava "sendo deslocada uma equipe médica de São Paulo" para Brasília, formada por profissionais que acompanham regularmente Bolsonaro. O parlamentar indicou que a situação "tem uma gravidade, que tem um risco".
Esta é a terceira vez que o ex-presidente deixa o condomínio para atendimento médico.
No domingo (14), ele esteve no mesmo hospital para remover lesões na pele. Chegou às 7h58 e recebeu alta por volta das 14h. O boletim médico após esse procedimento já indicava anemia por deficiência de ferro e pneumonia residual.
Desde o atentado sofrido em 2018, Bolsonaro realizou 11 cirurgias, incluindo remoções de lesões na pele. Sete dessas intervenções tiveram relação direta com o ferimento abdominal causado pelo ataque.
Em julho de 2021, o então presidente apresentou soluços persistentes e foi internado com diagnóstico de "suboclusão" intestinal. Esta condição representa uma obstrução parcial do trato digestivo.
O atentado contra Bolsonaro ocorreu em 6 de setembro de 2018, quando ele, candidato à Presidência foi golpeado com uma faca durante evento de campanha em Minas Gerais. Adélio Bispo de Oliveira foi preso em flagrante e confessou o crime.
Um novo livro acaba de ser lançado “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação” mostra os segredos por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022 e traz à tona a esperança para um futuro melhor. O "sistema" treme! Para ter esse documento histórico na palma da sua mão, clique no link abaixo:
Veja a capa:
da Redação