
Carta na manga da bancada do PL é eficiente e tem grande possibilidade de dar certo para salvar Bolsonaro
19/09/2025 às 08:54 Ler na área do assinante
O relator do projeto de lei da anistia, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), descartou colocar no texto qualquer dispositivo que beneficie o ex-presidente Jair Bolsonaro.
blockquote>“Não dá para individualizar. Como eu vou colocar isso em um projeto de lei? Esse cara aqui eu vou salvar, ou aquele lá eu vou salvar. Não dá para fazer isso. Vou ter que fazer uma coisa genérica, geral para todos”, disse Paulinho.
A oposição, contudo, tem uma carta na manga. Mesmo que Paulinho deixe Bolsonaro de fora do relatório da anistia, o PL deve apresentar um destaque de bancada para votar uma medida que beneficie o ex-presidente, de forma separada, após a aprovação do texto principal no plenário.
Essa estratégia pode dar certo e fulminar o acordo pela “anistia light”.
O regimento interno do Congresso permite que as bancadas apresentem destaques para votar em separado emendas ao texto-base, mesmo que elas tenham sido rejeitadas pelo relator. Pelo tamanho de sua bancada, o PL tem direito a fazer quatro destaques desse tipo.
Será a cartada final.
Um novo livro acaba de ser lançado “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação” mostra os segredos por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022 e traz à tona a esperança para um futuro melhor. O "sistema" treme! Para ter esse documento histórico na palma da sua mão, clique no link abaixo:
Veja a capa:
