
Ministro de Lula "joga a tolha" e vai abandonar o "barco"
19/09/2025 às 18:20 Ler na área do assinante
O ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), informou Lula que pretende deixar o cargo. A conversa, feita por telefone, durou cerca de uma hora, e ambos decidiram retomar o tema em uma nova reunião nesta sexta-feira (19), segundo a CNN Brasil.
Também hoje, Sabino terá encontro com o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, e com a cúpula da sigla. Rueda havia determinado que o ministro deixasse a pasta em até 24 horas — encurtando o prazo inicial, que era até o fim do mês.
Atualmente, Sabino é o único ministro da Esplanada filiado formalmente ao União Brasil. Outros nomes ligados ao partido, como Waldez Góes (Integração Nacional) e Frederico Siqueira (Comunicações), são indicações do senador Davi Alcolumbre (União-AP), mas não possuem filiação à legenda, o que diminui a pressão da direção nacional sobre eles.

A ligação de Sabino a Lula ocorreu após o ultimato de Rueda, que acusou o governo de vazar informações sobre seu suposto envolvimento em investigações da Polícia Federal relacionadas à atuação do PCC nos setores financeiro e de combustíveis. O dirigente nega qualquer participação.
Mesmo admitindo que deve sair, o ministro tenta resistir ao prazo imediato imposto pelo partido e busca permanecer no governo ao menos até novembro, quando será realizada a COP30, evento em que sua pasta desempenha papel estratégico.
Essa crise não é a primeira envolvendo o União Brasil no governo. Em abril, o deputado Juscelino Filho (União-MA) deixou o Ministério das Comunicações após denúncias sobre uso irregular de emendas parlamentares — acusações que ele nega. Na época, o governo indicou Pedro Lucas (União-MA) para substituí-lo, mas a direção do partido vetou o nome.
Com a saída prevista do Ministério do Turismo, Celso Sabino deverá reassumir sua cadeira na Câmara dos Deputados, representando o estado do Pará.
O desespero é geral! Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Aproveite enquanto é tempo e adquira esse livro no link abaixo:
Veja a capa:
