
Mais um ministro de Lula "surta" ao descobrir proibição imposta por Trump
20/09/2025 às 13:14 Ler na área do assinante
O chanceler Mauro Vieira "surtou" ao comentar as limitações impostas pelo governo dos Estados Unidos a autoridades brasileiras na véspera da 80ª Assembleia-Geral da ONU. Em reunião com Kaja Kallas, vice-presidente da Comissão Europeia e alta representante da União Europeia para Política Externa, o ministro classificou as medidas como “injustas” e “absurdas”.
As restrições atingiram diretamente o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele recebeu autorização apenas para circular dentro de um perímetro de cinco quarteirões em Nova York e foi impedido de viajar a Washington, o que inviabilizou sua participação na Assembleia-Geral da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Vieira afirmou que o Brasil acionou os canais diplomáticos disponíveis e já pediu a intervenção do secretário-geral da ONU, António Guterres:
“São restrições que não têm cabimento. Estamos relatando o caso e pedindo a interferência do secretário-geral junto ao país-sede, como prevê o procedimento. Agora, aguardamos a ação do secretário-geral e da presidente da Assembleia-Geral.”
Na mesma sexta-feira, Padilha anunciou que desistiu da viagem, alegando que não aceitaria se submeter às limitações impostas. Em uma carta enviada à Opas, chamou a medida de “afronta” e “atitude absurda”, reforçando que a postura dos EUA “não intimidará o Brasil”.
Que situação...
O desespero é geral! Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Aproveite enquanto é tempo e adquira esse livro no link abaixo:
Veja a capa:
