AO VIVO: Lula faz discurso na ONU, defende a Palestina e aumenta pressão mundial contra o Brasil

Ler na área do assinante

Durante a Conferência Internacional de Alto Nível em Nova York, nesta segunda-feira (22), Lula voltou a criticar a estrutura do Conselho de Segurança da ONU, acusando a chamada “tirania do veto” de enfraquecer a missão da organização. 

Em discurso, Lula defendeu a Palestina e afirmou que “não há palavra mais apropriada para se descrever o que está ocorrendo em Gaza do que genocídio”.

O presidente relacionou o bloqueio sistemático de resoluções sobre o conflito à atuação dos Estados Unidos, que utilizaram seu poder de veto em todas as propostas de cessar-fogo.

“A tirania do veto sabota a própria razão de ser da ONU, de evitar que atrocidades como as que motivaram a sua fundação se repitam”, disse Lula, em referência às lições da Segunda Guerra Mundial.

Lula ressaltou que a Palestina teve seus três pilares de Estado – território, população e governo – solapados pela ocupação israelense. Ele mencionou a expansão de assentamentos ilegais, o deslocamento forçado de comunidades e a fragilidade da Autoridade Palestina.

“Como falar em território diante de uma ocupação ilegal que cresce a cada novo assentamento? Como manter uma população diante da limpeza étnica a que assistimos em tempo real?”, questionou.

No pronunciamento, o petista reafirmou que o Brasil aderiu ao processo movido pela África do Sul na Corte Internacional de Justiça, que acusa Israel de genocídio.

O discurso foi alinhado ao movimento crescente de países que reconheceram o Estado da Palestina nos últimos dias. Reino Unido, Canadá, Austrália, Portugal e França se somaram a mais de 140 nações, incluindo o Brasil, que já reconhecem formalmente a soberania palestina. Emmanuel Macron afirmou que “chegou a hora de pôr fim à guerra, aos bombardeios em Gaza, aos massacres e à fuga da população”.

O discurso de Lula aumenta a pressão mundial contra o Brasil. O deputado Kim Kataguiri publicou:

"Zelensky não aplaudiu a fala de Lula na ONU. 
Eu também não aplaudiria se fosse ele. Vale lembrar que Lula igualou a responsabilidade de Putin e Zelensky pela guerra na Ucrânia."

A "conta final" está chegando para Moraes... Quer saber do que realmente é capaz o ministro? No polêmico livro "Supremo Silêncio"toda a perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Nessa obra estão todos os relatos de censura, prisões e estranhas ações do judiciário que o "sistema" quer esconder à todo custo. Mas, como ter esse livro na mão? Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber

Veja a capa:

da Redação