PF conclui que Carla Zambelli não obstruiu Justiça nem coagiu STF em investigação
27/09/2025 às 06:17 Ler na área do assinanteA Polícia Federal informou ao ministro Alexandre de Moraes que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) não praticou atos concretos de coação contra o Supremo Tribunal Federal (STF) nem tentou obstruir a Justiça. A conclusão consta no relatório entregue ao magistrado, relator do inquérito que apura supostas ações ilícitas da parlamentar.
O inquérito foi aberto em junho, após Zambelli deixar o Brasil rumo à Itália, logo depois de ser condenada pelo STF a dez anos de prisão por uma alegada participação na invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023. Moraes justificou a investigação com base em postagens feitas pela deputada nas redes sociais, nas quais ela fazia críticas à Corte e ao próprio ministro. Segundo ele, haveria indícios de que Zambelli pretendia adotar o “mesmo modus operandi” de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vive nos Estados Unidos, para articular ações ilícitas.
Contudo, de acordo com a delegada responsável pelo caso, as declarações da parlamentar permaneceram apenas no campo da retórica.
“Embora a intenção de frustrar a aplicação da lei penal tenha sido verbalizada, o comportamento de Carla Zambelli, salvo melhor juízo, não ultrapassou o campo da retórica, inexistindo prova de efetivo êxito na adoção de expedientes, contatos, articulações ou providências aptas a comprometer o regular andamento de ação penal”, destacou o relatório.
Com essa conclusão, Moraes terá três caminhos: arquivar o inquérito, solicitar novas diligências ou remeter o caso à Procuradoria-Geral da República (PGR).
Zambelli deixou o Brasil em maio e foi presa na Itália.
Um novo livro acaba de ser lançado “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação” mostra os segredos por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022 e traz à tona a esperança para um futuro melhor. O "sistema" treme! Para ter esse documento histórico na palma da sua mão, clique no link abaixo:
Veja a capa:
da Redação